Forças de Segurança intensificam buscas ao suspeito de matar universitária em Pedra Branca

2 de maio de 2019 - 17:37 # # # # # # #

As Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) realizam diligências com o objetivo de capturar José Pereira da Costa, mais conhecido como “Zé do Valério”. O homem é suspeito de cometer o homicídio que vitimou Daniele de Oliveira Silva (20), crime ocorrido no dia 24 de abril deste ano, na localidade de Sítio São Gonçalo, em Pedra Branca, Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). O trabalho policial acontece na região que abrange os municípios de Pedra Branca, Senador Pompeu e Quixeramobim.

Segundo informações passadas pela delegada Anarda Araújo, titular da Delegacia Municipal de Pedra Branca, “Zé do Valério” estaria com o cabelo bem baixo, possivelmente com a cabeça raspada e também sem barba, mudanças feitas para dificultar sua identificação. A delegada informou ainda que o suspeito, possivelmente, utiliza uma motocicleta Bros de cor preta e sem placa, ou em um modeloFan, também preta, veículo oriundo de um furto feito pelo infrator.

Estão envolvidos nas buscas equipes das delegacias Regional de Senador Pompeu e Municipais de Quixeramobim e Pedra Branca e dos Comandos Tático Rural (Cotar) e do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) – da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) – auxilia no trabalho dos agentes de segurança.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (88) 3515-1599, da Delegacia Municipal de Pedra Branca, ou ainda para o número (88) 99947-1321, que é o WhatsApp do Delegacia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Alerta

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) esclarece que informações que têm circulado nas redes sociais e em grupos de aplicativos de que o suspeito fora localizado e preso não procedem. É importante que o cidadão esteja atento e não compartilhe ou divulgue relatos incertos. Divulgar fotos de pessoas, apontando-as como suspeitas, além de prejudicá-las e atrapalhar o trabalho policial, é crime.

O que diz a Lei

Comunicação falsa de crime ou de contravenção – Artigo 340 do Código Penal – Provocar ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa.

Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime – Artigo 138 do Código Penal – Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Pena: detenção, de seis meses a dois anos, e multa.