DCTD desativa imóvel utilizado como estufa para cultivo de maconha na Capital

23 de abril de 2019 - 18:15 # # # # #

A Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desativou um imóvel que era utilizado como estufa para cultivo de maconha, nesta terça-feira (23). O laboratório era mantido em uma residência, no bairro Jardim das Oliveiras, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), sob os cuidados de um homem. As equipes da DCTD chegaram até a localização do alvo por meio de levantamentos feitos acerca do envolvimento do empresário, flagrado com comprimidos de ecstasy, no último dia 2 de abril, em Fortaleza.

Dentro do imóvel, os policiais civis encontraram os cômodos preparados para acondicionar as mudas de maconha. A estufa era equipada com lâmpadas que simulavam a luz solar, aparelhos de ar condicionados para controlar a temperatura ideal para o crescimento das plantas, além de outros apetrechos que eram utilizados para conservar a plantação. De acordo com as investigações, as sementes das plantas eram enviadas do Rio Grande do Sul para o Ceará. Todo o material foi levado para a sede da DCTD, onde será contabilizado.

O suspeito de manter a estufa funcionando no imóvel é Paulo Roberto Feitosa Gonçalves Junior (29), sem antecedentes. Ele foi preso em flagrante e será ouvido pelas equipes da DCTD. Ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas. A Polícia Civil segue investigando o suspeito no intuito de descobrir a participação dele no comércio de drogas e a relação dele com os outros envolvidos.

Ação continuada

A operação que deu origem à desativação do laboratório iniciou a partir de uma ação conduzida pela DCTD contra a venda de drogas sintéticas, no início deste mês. O empresário Frederico Rabelo Fagundes (35) foi preso em flagrante quando foi buscar um homem identificado por Lucian Gurgel Pereira (28) – conhecido por “Lorenzo” ou “Carioca” – que havia acabado de desembarcar no Aeroporto de Fortaleza. Os dois foram capturados dentro de um veículo, onde os policiais civis apreenderam 50 comprimidos de ecstasy que estavam escondidos dentro da mala de “Lorenzo”. Após as prisões, Frederico e Lucian ficaram na mira dos investigadores, que se debruçaram nos levantamentos sobre a atuação da dupla no comércio de entorpecentes em Fortaleza.

Conforme apurações da DCTD, Lucian, que é natural de Manaus-AM e residia no Rio de Janeiro-RJ, era responsável por fornecer os entorpecentes para a venda em festas rave e em academias de musculação, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Já o empresário, que tinha um relacionamento amoroso com Lucian, segue sob investigação.

No mesmo dia em que Frederico e Lucian foram presos, os agentes da DCTD apreenderam diversos comprimidos de ecstasy e uma certa quantia em moeda estrangeira (boliviano), em um flat alugado por Lucian, na Praia do Futuro (AIS 10). Já no apartamento de Frederico, foram localizados dois pacotes de ecstasy (comprimidos e cristais) e uma certa quantia em moeda nacional e estrangeira (dólar), além de uma pistola municiada. No total da ação, foram apreendidos 385 comprimidos de ecstasy, 45 gramas de ecstasy esfarelado, uma balança de precisão, sete gramas de haxixe, 3,5 gramas de maconha, quatro gramas de MDMA, quase 5 mil dólares, 300 bolivianos, uma pistola calibre 380, 15 munições 380, três carregadores de pistola, 1l de polisorbato 80, 1l de ácido oleico, uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade.