DCTD captura suspeitos em operação contra a venda de anabolizantes na Capital

1 de abril de 2019 - 15:59 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou quatro suspeitos em flagrante com vasto material de esteroides anabolizantes na Capital. As prisões foram fruto de um trabalho de investigação desenvolvido pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) contra a comercialização desses produtos com venda proibida no Brasil. Em menos de 15 dias, além das prisões, diversos medicamentos utilizados para melhorar o desempenho físico foram apreendidos nas residências dos suspeitos em bairros de Fortaleza. Os casos foram apresentados em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (1º), na sede da DCTD, no bairro de Fátima.

Entre os dias 11 e 22 de março, em mais uma ação de combate à comercialização de medicamentos com venda proibida no Brasil, os policiais civis da DCTD identificaram e prenderam quatro suspeitos. No último dia 22, Anderson Clayton Lopes de Melo (34), sem antecedentes, foi preso quando aguardava uma encomenda com esteroides anabolizantes em sua residência, no bairro Cajazeiras, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Durante as buscas no imóvel, os policiais civis encontraram também psicotrópicos e até um medicamento abortivo. Foram apreendidas 192 ampolas, 55 caixas, 14 cartelas e 136 caixas vazias de diversos medicamentos cujas substâncias têm venda proibida.

Há quase duas semanas, no dia 20, um instrutor de jiu-jitsu foi preso em flagrante também com vasto material ilícito. Na casa dele, no bairro Conjunto Ceará, na AIS 2, foram apreendidas 237 ampolas de substâncias, dez caixas, 136 caixas vazias e 14 cartelas de comprimidos anabolizantes. O homem foi identificado como Alexandre Silva Castelo Branco (41), com passagem por roubo majorado com emprego de arma e concurso de pessoas, no ano de 2005. O homem confessou aos policiais que é usuário de substâncias anabolizantes há mais de 20 anos.

Primeiras divulgações

Os outros dois suspeitos foram presos nos dias 11 e 14, nos bairros Mondubim e Canindezinho, nas AIS 2 e 9, respectivamente. Francisco Ronaldo Ferreira Dutra (32), que não possuía antecedentes criminais, foi preso em flagrante pelos agentes da DCTD e revelou aos policiais que os produtos eram destinados para consumo próprio, mas confessou que chegou a repassar os medicamentos para algumas pessoas. Entre os produtos encontrados na casa do suspeito, encontrava-se um medicamento inibidor de apetite, cuja venda é permitida mediante apresentação de receita médica, documento que não foi apresentado aos policiais pelo investigado.

Leia mais:

DCTD prende mais um suspeito de comercializar esteroides anabolizantes na Capital

O primeiro capturado foi João Vitor Souza de Araújo (19), que também não possuía antecedentes criminais e foi preso no mesmo “modus operandi”, sendo interceptado pelos agentes da DCTD. Dentro do imóvel do suspeito, os policiais civis apreenderam 95 ampolas, 40 frascos, 12 cartelas de comprimidos de esteroides anabolizantes e uma caixa de uma substância que substitui a testosterona. Ainda na casa do suspeito, foram encontradas 108 caixas vazias de vários medicamentos considerados esteroides anabolizantes.

Leia mais:

DCTD apreende esteroides anabolizantes com suspeito na Capital

A DCTD segue investigando o envolvimento dos homens com a comercialização dos medicamentos e trabalha para identificar outros suspeitos da atividade ilícita. Os presos vão responder criminalmente pela venda, distribuição ou entrega de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, sem registro de órgão de vigilância sanitária, conforme artigo 273 do Código Penal, com pena que varia de dez a 15 anos de reclusão.

Denúncias

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e a distribuição de medicamentos de venda proibida no Brasil. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬