Polícia Civil incinera mais de 1,3 tonelada de drogas em Aquiraz

23 de novembro de 2018 - 18:18 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) incinerou mais de 1,3 tonelada de entorpecentes apreendidos em operações policiais realizadas entre os anos de 2013 e 2018. Na manhã desta sexta-feira (23), equipes da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) conduziram o material até uma cerâmica, localizada no município de Aquiraz (Área Integrada de Segurança 13), para a queima da droga. Participaram da queima, policiais civis da DCTD e representantes do Ministério Público (MP) e da Vigilância Sanitária.

As drogas são oriundas de procedimentos policiais instaurados nas delegacias da Polícia Civil nos municípios de Acaraú, Aracati, Ararendá, Barreira, Beberibe, Caucaia, Chaval, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, Itapipoca, Maracanaú, Nova Russas, Orós, Pacatuba, Redenção, Santana do Acaraú, Senador Pompeu e Tianguá.

“O material incinerado hoje é resultado do árduo trabalho da divisão e reflete em um golpe nos que desenvolvem a prática delituosa de traficar drogas”, disse a titular da DCTD, delgada Socorro Portela. Ao todo, foram contabilizadas 1.321.011,1 gramas de entorpecentes destinados para a queima. O material estava dividido em: 1.002.785,6 gramas de maconha, 35.686,1 gramas de crack e 134.072,4 gramas de cocaína, 6.877 unidades de psicotrópicos, 36 frascos de lança-perfume e outras substâncias utilizadas no processamento da droga.

“A metodologia que estamos implementando se traduzirá em trabalho robusto de combate ao tráfico. A nova filosofia da Divisão é voltada para a recuperação de ativos, identificação de organizações criminosas voltadas para o tráfico, responsabilização de criminosos pela lavagem de dinheiro”, ressaltou Socorro Portela. “Estamos treinando cães para farejar entorpecentes, que é outra medida de médio/longo prazo que gerará bons frutos”, completou.