Polícia Civil do Ceará captura 107 suspeitos na Operação Midas

28 de setembro de 2018 - 13:42 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, entre os dias 26 e 27 de setembro, a Operação Midas, em todo o Estado do Ceará. A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão contra suspeitos de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo. No total desses dois dias, foram capturadas 102 pessoas e cinco menores foram apreendidos. A maior parte dos capturados tem envolvimento em crimes patrimoniais com violência ou grave ameaça, resultando em morte, tentado e/ou consumado. Há ainda presos com envolvimento com o tráfico de drogas e homicídio. O resultado da ofensiva cearense foi apresentado, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (28), na sede da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, em Fortaleza.

As prisões e apreensões foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Aracati, Iguatu, Quixadá, Fortim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha, Russas, Icó, Crato, Brejo Santo, Tauá, Pindoretama, Jaguaribe, Senador Pompeu e Mombaça. Além das detenções, foram apreendidas seis armas de fogo, dois coletes à prova de balas, munições de diversos calibres, além de pequenas quantidades de maconha e cocaína.

A operação no Ceará envolveu 472 policiais civis, entre delegados, inspetores e escrivães de todos os departamentos da Polícia Civil cearense. As ações da Operação Midas tiveram abrangência nacional e contaram com a mobilização de 25 Estados brasileiros e o Distrito Federal, com coordenação do Ministério da Segurança Pública, no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). As ações policiais foram desencadeadas na manhã da quarta-feira (26) e terminaram às 18 horas dessa quinta-feira (27).

Dados nacionais

Em todo o País, as Polícias Civis capturaram 4.053 pessoas durante Operação Midas no combate ao roubo e latrocínio. A ação integrada foi organizada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), em parceria com o Ministério da Segurança Pública. Mais de 13 mil policiais civis de todas as regiões do Brasil participaram das ações. Ao longo dos dois dias em que ocorreu a Operação Midas, 3.649 pessoas foram presas e 404 adolescentes foram apreendidos, totalizando 4.053 pessoas presas/apreendidas.

Dentre os presos, foram contabilizados:
– 1047 presos por mandado referente a roubo;
– 32 presos por mandado referente a latrocínio;
– 1.778 presos por mandado referente a outros crimes;
– 792 presos em flagrante por delitos como posse/porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, entre outros.

Nesse período da operação, 217 armas de fogo foram apreendidas, 177 veículos foram recuperados, além de uma vasta quantidade de drogas, como maconha, cocaína, crack, LSD e ecstasy foram apreendidas.