Polícia Civil do Ceará captura 97 suspeitos durante Operação Cronos

27 de agosto de 2018 - 11:13 # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Técnico Operacional (DTO), da Unidade Tática Operacional (UTO), do Departamento de Inteligência Policial (DPI) e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), realizou, na última sexta-feira (24), a “Operação Cronos”, em todo o Estado do Ceará. A ação começou às 06 horas da manhã e se estendeu até as 18 horas.

Todos os departamentos da PCCE foram envolvidos nesta ação. Um efetivo operacional de 472 policiais, distribuído em equipes compostas por delegados, inspetores e escrivães, e 150 viaturas estiveram nas ruas para o cumprimento dos mandados de prisão. O resultado final da operação foram 95 presos e dois menores apreendidos. O Estado do Ceará teve o melhor resultado se comparado com outras unidades da federação, chegando ao maior número de prisões por homicídios em todo o país, totalizando 68 prisões. Três suspeitos foram presos em flagrante por práticas delituosas. Outras 23 pessoas foram presas em decorrência de mandados de prisão por crimes diversos. Um homem foi preso pelo cumprimento da Lei Maria da Penha. Dois menores foram apreendidos.

Dados Nacionais

A Operação Cronos foi desencadeada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a partir de uma integração entre o Ministério da Segurança Pública e o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia. Mais de 7.800 policiais civis de todo o Brasil participaram das ações, que tinham como objetivo combater os crimes de homicídio e feminicídio, tentados e consumados.

Durante as ações, 2.627 pessoas foram presas e 341 adolescentes foram apreendidos em todo país. Dentre os presos, foram contabilizados:

– 42 presos pela prática de feminicídio;
– 404 por homicídio;
– 289 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha;
– 640 indivíduos foram autuados em flagrante pelos delitos de posse/porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, entre outros;
– 1.252 pessoas foram presas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes.
Foram apreendidas ainda 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de entorpecentes, como maconha, cocaína e crack.

Reunião

A operação realizada no dia (24) surgiu após a 51ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), que ocorreu nos dias 15 a 17 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR). O CONCPC é composto pelos Chefe de Polícia, Delegados Gerais e Diretores Gerais das Policias Civis de todos os estados e do Distrito Federal. A operação de hoje ocorre em todos o país.

A ação é alusiva ao aniversário da Lei Maria da Penha, que aconteceu neste mês. Esta é a primeira operação que tem como foco o cumprimento de mandados contra autores de homicídios em geral e qualificados pelo feminicídio, além de cumprimento de mandados de prisão relativos ao descumprimento de medidas protetivas da Lei Maria da Penha. O nome “Cronos” faz alusão a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pela mão algoz do autor do homicídio/feminicídio. Ao mesmo tempo, com a prisão do autor de homicídio e feminicídio, é retirado dele o “tempo” de prática de novos delitos.