Suspeito de chefiar o tráfico de drogas na comunidade do “Gereba” é preso em operação da Polícia Civil

19 de fevereiro de 2018 - 10:22

Como parte das ações policiais desencadeadas no bairro Barroso, Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação, na manhã dessa quinta-feira (08), que resultou na prisão do homem apontado como o chefe do tráfico de drogas na comunidade do Gereba. Com cinco antecedentes criminais por homicídio, Luciano da Silva (26) – conhecido por “Macacão” – tentou empreender fuga na ação, mas foi rapidamente capturado pelos profissionais de segurança que participaram da ofensiva. Outras duas pessoas, que estavam com mandados de prisão em aberto, também foram presas.

De acordo com o delegado Harley Filho, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), as investigações presididas pela especializada culminaram na representação, junto ao Poder Judiciário, de 37 mandados de busca e apreensão cumpridos na Comunidade. Além da Draco, participaram 25 equipes entre policiais civis das delegacias distritais e especializadas.

Na Rua Santa Madalena, local onde estaria uma das residências de “Macacão”, foi um dos alvos da atuação policial. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito fugiu pelos fundos da residência, mas foi preso por uma equipe da Unidade Tático Operacional (UTO) da Polícia Civil. “É interessante destacar, que em razão da posição de chefia, o investigado mudava muito de residência. Contudo, a nossa operação foi exitosa e conseguimos efetuar essa captura. Agora, o nosso próximo passo é prender os demais participes”, destaca Harley.

Com o preso, nada de ilícito foi encontrado, inicialmente. No entanto, ao ser indagado, o próprio suspeito apontou o local onde se encontrava um revólver calibre 38, municiado, que foi apreendido. Em depoimento, “Macacão” alegou que tentou fugir, pois achava que se tratava de desafetos de grupos rivais. Além de responder por homicídio, ele também respondia a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crimes previstos no Estatuto do Torcedor. Além disso, “Macacão” aparece em imagens, gravadas por meio de um aparelho celular, efetuando disparos com uma escopeta calibre 12, no interior de uma propriedade. Gravações estas que estão em posse da Polícia Civil.

Ainda durante a operação no “Gereba”, outra duas pessoas foram presas. Um deles foi identificado por Ricardo Silva Dantas (31) – conhecido por “Tiquinho”, que apresentava mandado de prisão em aberto pelo crime de furto. Já o segundo se tratava de Leone Silva Cavalcante (23), que também apresentava mandado de prisão em aberto, mas pelo crime de roubo, e tem passagem ainda por lesão corporal dolosa. Todos foram conduzidos para a Draco e “Macacão” foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e na Lei das Organizações Criminosas. Já os demais estão à disposição da Justiça.