Dupla suspeita de envolvimento em crime de extorsão é presa pela Polícia Civil

26 de dezembro de 2017 - 10:39

Dois homens foram presos pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), ambos suspeitos de terem envolvimento em um crime de extorsão contra um comerciante, que tem um estabelecimento, no bairro Vila Velha, Área Integrada de Segurança 08 (AIS08) de Fortaleza. As prisões aconteceram ontem (21), nos bairros Jardim Guanabara e Quintino Cunha, e se deram a partir de uma investigação de policiais do 17º Distrito Policial acerca do desaparecimento do filho do empresário em questão.

Os policiais foram procurados pelo empresário no dia 15 de dezembro, três dias após o desaparecimento do jovem. Durante esse período inicial, o comerciante manteve contato com um homem identificado como Francisco Marcelo da Silva Monteiro (32), conhecido de sua família, para que este conseguisse informações sobre o paradeiro de seu filho. O pai foi informado que o rapaz teria sido raptado e que um indivíduo chamado Maicon Leite teria pedido uma quantia em dinheiro como pagamento pelo resgate. O comerciante foi orientado que o valor deveria ser depositado em duas contas distintas, uma delas pertencentes a uma mulher de nome Elisângela Gomes Caetano e a outra que seria de um homem chamado Ivo.

O empresário conseguiu parte do valor pedido e fez o depósito nas respectivas contas. No entanto, o jovem não foi liberado. O comerciante resolveu ir até a Polícia e informou sobre toda a situação. Com base em todos os dados coletados, a equipe do 17º DP saiu em diligência e conseguiu localizar Elisângela em sua residência. No local, os agentes encontraram uma quantidade de drogas, que pertencia ao filho da mulher, um menor que acabou encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi registrado contra ele um ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Questionada pelos policiais sobre sua conta estar ligada ao possível sequestro do filho do comerciante, Elisângela disse apenas que emprestou o endereço bancário para que um homem, identificado como Francisco Rodrigues dos Santos, recebesse uma quantia em dinheiro. A partir daí, os agentes seguiram em busca de Rodrigues, que foi localizado e informou que ele e Francisco Marcelo, a quem o comerciante procurou para ajudá-lo, haviam planejado o crime, para extorquir dinheiro do empresário.

Francisco Rodrigues e Francisco Marcelo, este que já possuía passagem por roubo, receberam voz de prisão e foram encaminhados ao 17º Distrito Policial, onde foram autuados em flagrante por extorsão, já que mesmo após os depósitos feitos pelo comerciante, os dois continuaram a pedir-lhe dinheiro. A Polícia Civil mantém agora as investigações para descobrir o paradeiro do filho do empresário, que segue desaparecido, e também para apurar todas as circunstâncias sobre o caso.