Projeto Vidas em Foco é lançado na cidade de Pacatuba

22 de dezembro de 2017 - 09:46

Foi lançado, ontem (20), na cidade de Pacatuba – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), o Projeto Vidas em Foco. A iniciativa conta com um convênio firmado entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Prefeitura Municipal de Pacatuba, o Poder Judiciário e o Ministério Público. O Projeto foi idealizado pela delegada Gabriela Lima e surgiu a partir da experiência colhida por ela em duas delegacias nas quais trabalhou.

O principal objetivo do Projeto Vidas em Foco é identificar possíveis vítimas de futuros homicídios já em delegacias de Polícia. “Quando chegar ao conhecimento da autoridade policial algum registro de ocorrência de viciado realizando furtos, de forma corriqueira, então aí estará identificado um propenso alvo para participar do projeto”, diz a idealizadora da iniciativa.

Propõe-se que, no momento do interrogatório, o delegado poderá encaminhar o infrator, que se enquadra nas características necessárias para participar do projeto, da delegacia diretamente para uma comunidade terapêutica. Tais características são vício em drogas, cometimento de pequenos delitos sem violência, bens furtados de pequeno valor, possíveis dívidas contraídas para adquirir drogas. Indispensável que o dependente manifeste o desejo de receber tratamento ou seguir para a internação.

O Poder Executivo, através da Prefeitura Municipal de Pacatuba, disponibilizará as vagas para encaminhamento dos infratores viciados para as comunidades terapêuticas. Então, eles responderão à ação penal durante o decurso de seu tratamento. A delegada Gabriela Lima destaca que este projeto “poderá trazer imenso benefício para cada vida que for salva”. Inicialmente, o Vidas em Foco funcionará experimentalmente na cidade de Pacatuba, mas a ideia é estendê-lo por todo o Estado do Ceará.

Estiveram presentes, no lançamento do Projeto Vidas em Foco, representantes da Secretaria de Segurança de Pacatuba, da Secretaria de Educação de Pacatuba, da Polícia Civil, da Polícia Militar (14º Batalhão), da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas e da Prefeitura Municipal de Pacatuba.

Também participaram do evento escrivães e inspetores da Polícia Civil, além de agentes administrativos. O delegado Sérgio Pereira, chefe de gabinete da Delegacia Geral, também esteve presente, assim como a delegada Ana Lúcia, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); o delegado Vicente Alencar, titular da Delegacia Metropolitana de Maracanaú; o delegado Rodrigo da Silva, titular do 24º Distrito Policial; a promotora de Justiça Elizabeba Praciano; o coordenador de Políticas sobre Drogas César Garcia; o secretário de Segurança de Pacatuba major João Ângelo; o chefe de gabinete do município Rafael Marques e outras autoridades civis e militares.