Polícia Civil captura grupo criminoso suspeito de envolvimento em homicídios na região da Caucaia

11 de dezembro de 2017 - 10:29

Investigações realizadas por policiais da Delegacia Metropolitana de Caucaia culminaram, ontem (07), na captura de cinco integrantes de um grupo criminoso suspeito de envolvimento em dois homicídios e em uma tentativa de homicídio. Os crimes ocorreram no mês passado, na cidade de Caucaia – Área Integrada de segurança 11 (AIS 11). Durante os cumprimentos de mandados de prisão e de apreensão em desfavor do grupo, um homem – que não possui relação com os crimes anteriores – foi preso por estupro de vulnerável e por tráfico de drogas. A ação contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Parte dos capturados já vinha sendo investigados por outros crimes, incluindo homicídios.

Os capturados por suspeita de envolvimento nos homicídios tratam-se de Wesley de Abreu Araújo (23), vulgo “Macaco” – que possui passagem pela Polícia por homicídio e por roubo; Ana Paula Oliveira da Silva (32), que responde criminalmente a dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) – um por difamação e outro por crime contra a administração pública; Anderson do Nascimento Silva (30), vulgo “Zidane” – possui quatro passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo; Carlos Alberto da Silva de Lima (19), vulgo “Carlim Pirata” – que não possuía passagem pela Polícia; Carlos Henrique Gaspar de Oliveira (18), vulgo “Tink” – que responde criminalmente por receptação, lesão corporal dolosa, roubo e dano; além de um adolescente de 17 anos. Dos capturados, três são investigados por outros homicídios. São eles: Ana Paula, Anderson e Carlos Alberto.

Os crimes

Em 18 de novembro deste ano, o grupo capturado soube que duas mulheres se encontravam na residência de um homem chamado Gabriel. De acordo com as apurações, o grupo criminoso acreditava que uma das mulheres teria passado informações para uma grupo criminoso rival, para que praticasse o  assassinado de um homem chamado Lucas.

Sabendo que as duas mulheres se encontravam na casa, localizada no bairro Guajiru, um dos integrantes do grupo criminoso ligou para uma das mulheres e disse que ela iria morrer. E foi ordenado que Gabriel mantivesse as mulheres na residência. No entanto, o homem teria dito para elas irem embora, mas elas não acreditavam que poderia ser assassinadas. Cerca de 20 minutos depois, quatro integrantes do grupo criminoso chegaram ao local em um carro Corolla, cor prata. Eles teriam sequestrado as duas mulheres, que foram levadas para outro bairro – Itapuã – para a casa de Ana Paula.

No local, as mulheres foram torturadas a fim de que dissessem onde eles poderiam encontrar um desafeto que eles queriam assassinar, chamado “Berguim”, que teria assassinado Lucas. Então, uma das mulheres foi obrigada a ligar para Mateus Silva de Moraes – que seria irmão do desafeto que eles queriam matar – e marcar um encontro. Na ligação, a mulher falou que chegaria em um veículo alugado e que ele teria que pagar a corrida.

Em seguida, parte do grupo levou a mulher até o bairro Itambé, a fim de matar Mateus. Observando a aproximação do veículo, novamente o Corolla, Mateus percebeu que se tratava de uma armação e entrou correndo em sua casa. Wesley e Carlim teriam atirado na vítima, que tombou aos pés de um familiar, no interior da residência.

O grupo se evadiu do local e retornou à residência de Ana Paula. Foi quando decidiram executar as duas mulheres. Parte do grupo as levou até um local ermo, no bairro Capuã. Chegando ao local, de acordo com os levantamentos, Wesley teria efetuado o primeiro tiro em Camila Costa, e Carlos Alberto teria efetuado o segundo disparo. A mulher morreu no local. Em seguida, uma adolescente de 17 anos – ainda não capturada – teria atirado na outra mulher, conhecida por “Lane”. O segundo tiro foi dado por Carlos Alberto. Acreditando que as duas mulheres estariam mortas, eles se evadiram do local. Momentos depois, “Lane” desperta e vê a amiga morta. Ela deixa o local, pede ajuda e é socorrida.

As investigações sobre os crimes seguem na unidade policial. O delegado titular da Delegacia Metropolitana de Caucaia, Cladiston Braga, ressalta que “as investigações prosseguem no sentido de trazer esclarecimento a todas as dúvidas, possibilitando a identificação e prisão de todos os envolvidos”, diz.

Outro caso

Durante os cumprimentos dos mandados contra o grupo criminoso envolvido nos homicídios, foi constatado que um homem vivia maritalmente com uma garota de 13 anos. Em posse do homem foram encontradas 14 trouxinhas de maconha. O suspeito foi identificado por José Romário Silva Barbosa (23), vulgo “Romarinho”. O homem foi capturado possui uma passagem pela Polícia por receptação, uma por porte ilegal de arma de fogo e uma por roubo.

José Romário foi capturado em um local chamado Lagoa do Urubu. Em seguida, o preso encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi autuado, em flagrante, por estupro de vulnerável e por tráfico de drogas. Essa prisão não possui relação com as anteriores.