Polícia Civil liberta mulher de cárcere privado e prende o marido dela

1 de dezembro de 2017 - 08:47

 

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) agiu de forma rápida e libertou uma mulher que era mantida em cárcere privado, na Capital cearense. A ação foi efetuada algumas horas após a comunicação do crime, nessa quarta-feira (29), com a atuação de equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e da Unidade Tático Operacional (UTO) da Polícia Civil. O responsável pelo cativeiro era o companheiro da vítima e o mesmo foi preso em flagrante.

No final da manhã de ontem (29), os policiais que atuam na DDM de Fortaleza receberam a informação de que um apartamento localizado no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza – era utilizado como cárcere. A vítima aprisionada era uma mulher de 44 anos, natural de São Paulo e que não queria mais dar continuidade ao relacionamento com o companheiro, Pablo Pena Pinto (43). Mas ele não gostou da ideia e resolveu trancá-la em casa. A situação foi percebida por vizinhos, que acionaram a Polícia.

 

 

De acordo com a delegada Érika Moura, titular da DDM de Fortaleza, assim que a situação foi denunciada, reforços foram solicitados aos policiais da UTO e as equipes se dirigiram ao imóvel. “Tivemos que arrombar a porta da frente e a que dá acesso ao quarto para libertar a vítima”, detalha a delegada. A mulher foi trancafiada no local na última terça-feira (29), quando revelou a Pablo sua intenção de terminar o relacionamento com ele. Segundo ela, a decisão foi tomada após uma série de agressões vivenciadas no convívio amoroso. O homem foi preso em flagrante e autuado por cárcere privado, ameaça, lesão corporal e injúria.

Histórico criminoso

Pablo é natural do Amapá e possui vários antecedentes criminais por delitos como posse e porte ilegal de arma de fogo, uso de drogas, crime de trânsito e lesão corporal, cárcere privado (combinado com a Lei Maria da Penha). Inclusive, ele já foi preso na DDM de Fortaleza em 2015, por violência cometida contra outra vítima. Ele iniciou seu relacionamento com a última companheira em janeiro deste ano, por meio de um site de relacionamentos. Desde então, as agressões são cometidas. Ainda no primeiro mês deste ano ela registrou Boletim de Ocorrência contra o homem por estupro. Em outra ocasião, a mulher foi atingida por um tiro no peito, disparado pelo companheiro, que a deixou na esquina de um hospital para ser atendida. Na unidade, ela alegou ter sido vítima de um assalto. Além disso, a mesma foi alvo de várias outras agressões físicas.

O casal morava com a mãe de Pablo, que estava no apartamento no momento que a Polícia chegou ao local. O filho é formado em medicina, na Bolívia, e não exercia a profissão. Já sua companheira, é técnica em enfermagem. Ambas as mulheres foram encaminhadas pela Polícia para receber assistência do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.