Cerca de 50 quilos de drogas são apreendidos em ações da DCTD em Fortaleza e RMF

17 de novembro de 2017 - 11:26

 

 

Ações desencadeadas por policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), neste mês de novembro, resultaram nas prisões de 18 pessoas e nas apreensões de cerca de 40 quilos de drogas, em Fortaleza e na Região Metropolitana. Além disso, foram apreendidas cinco armas de fogo, entre elas, uma pistola pertencente a Polícia Civil do Estado do Pará. Os resultados foram divulgados, nesta tarde (16), em coletiva de imprensa.

Nessa segunda-feira (13), as equipes da especializada prenderam duas pessoas envolvidas no tráfico de entorpecentes, no bairro Jardim América, na Área Integrada de Segurança 05 (AIS 05). Após campana no local, que seria utilizado para a venda de entorpecentes, os profissionais de segurança capturaram Marcelo Régis de Souza Aguiar (26) – conhecido por “Marcelo Campinho” – que portava um volume suspeito consigo. Após revista, foram apreendidos 150 gramas de maconha. Com a prisão de “Marcelo Campinho”, que já responde por porte ilegal de arma de fogo, os policiais seguiram até a residência que seria ponto de venda de drogas.

Lá, foram recebidos por Michelle Fernandes Fonseca (24) – sem antecedentes, oriunda do Estado do Pará. Uma revista foi feita na casa e os policiais encontraram, no telhado do imóvel, seis tabletes de maconha pesando 2,8 quilos de maconha; 94 gramas de cocaína, e dentro de um guarda-roupa, foi encontrada uma pistola com o brasão da Polícia Civil do Pará. Os dois foram conduzidos para a sede da DCTD, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ainda por meio de investigações, a DCTD chegou até um terreno baldio, no bairro Aldeota (AIS 01), que seria utilizado para esconder drogas. Diligências foram realizadas na região, até que a equipe policial chegou ao local, na Rua José Lourenço. Ao perceberem que havia uma passagem em um dos muros, a Polícia Civil fez uma busca no local, o que resultou nas apreensões de oito quilos de maconha, divididos em doze tabletes. O material foi apreendido, na sexta-feira (10), e um inquérito policial foi instaurado para identificar a propriedade do ilícito. Ainda em Fortaleza, dessa vez no bairro Messejana (AIS 03), os policiais chegaram até uma residência que também seria utilizada como ponto de venda de drogas. Ao perceber a chegada da Polícia, o proprietário do local empreendeu fuga pelos muros da residência, mas os profissionais de segurança apreenderam 17 gramas de cocaína, 7,5 gramas de crack, munições e materiais utilizados para a preparação da droga.

Outros inquéritos policiais foram instaurados para apurar a procedência de drogas e uma arma de fogo apreendidas na Região Metropolitana de Fortaleza. Em Maracanaú (AIS 12), na quarta-feira (08), a Polícia Civil localizou uma residência onde poderia haver drogas armazenadas. No local, os policiais encontraram as portas abertas, como se alguém tivesse acabado de empreender fuga, ao perceber a chegada da DCTD. Foram apreendidas 145 gramas de maconha, uma balança de precisão, munições, uma balaclava e outros apetrechos. Já em Pacajus (AIS 13), um veículo com 920 gramas de maconha foi encontrado, após investigações, dentro do estacionamento de um condomínio, no bairro Buriti. No apartamento, que seria o local onde o proprietário da droga residia, os policiais civis encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições, uma balança de precisão, documentos e cadernos com anotações oriundas do tráfico.

No mesmo dia, a Divisão recebeu uma denúncia anônima sobre um local que possuía uma movimentação suspeita de pessoas, no bairro Prefeito José Walter (AIS 09). Diligências foram realizadas na região, até que os policiais localizaram um prédio de dois andares, situado na Rua 66. No local, morava Emanuel Felipe Nogueira Dantas (30) – com passagens por homicídio e furto qualificado – que de forma suspeita, correu para o interior de um dos apartamentos ao visualizar a chegada dos policiais. De imediato, a equipe entrou no local e efetuou a prisão do homem, que estava com várias anotações oriundas da prática ilícitas, além de estar em posse de um aparelho celular com diversas mensagens sobre a negociação de entorpecentes e seis trouxinhas de maconha.

Na segunda-feira (06), no bairro Serviluz (AIS 01), a DCTD chegou até uma traficante, residente na Avenida Zezé Diogo. Por meio de apurações, os policiais identificaram algumas características que foram fundamentais para localizar a suspeita, pois esta possuía uma tatuagem nas costas. Keila Ribeiro de Oliveira (32) – sem antecedentes – foi visualizada pela Polícia Civil, e após campana na região, foi identificada a residência da suspeita. A equipe entrou no local, e como de praxe, ao perceber a chegada dos agentes, a mulher tentou se desvencilhar de drogas que estavam em um saco. No total, foram apreendidos um quilo de cocaína, 660 gramas de insumo para o tráfico e outros materiais. A suspeita foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

No mesmo dia, os policiais civis encontraram Gregori Davysson de Oliveira Melo (23) – conhecido por “Pitoco” e com antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo – quando este se preparava para entregar drogas, no bairro Panamericano (AIS 05). Na abordagem, os policiais encontraram um tablete de maconha. Seguindo em buscas na casa de Gregori, os policiais encontraram uma balança de precisão, aparelho celular e um revólver calibre 38. Já por uma denúncia anônima, a Polícia Civil chegou até o traficante Rafael Alves Barros (23) – com passagens pela Polícia por homicídio e roubo de veículo – que foi flagranteando vendendo entorpecentes defronte a uma residência, no bairro Conjunto Ceará (AIS 02). Com ele, foram encontradas trouxinhas de maconha, e na casa, vários medicamentos, balança de precisão e apetrechos utilizados para a preparação da droga.

Uma terceira mulher também foi presa em posse de mais de sete quilos de drogas, em uma ação da Divisão, em Caucaia (AIS 11). A partir de informações anônimas, a Polícia prendeu Maria Rosicleia Ferreira Rodrigues (38), quando esta se preparava que para entregar drogas, em uma rua do bairro Picuí. Uma campana foi montada na região, e os profissionais de segurança avistaram a mulher aparentando muito nervosismo. Uma abordagem foi realizada e os policiais encontraram uma sacola, com Rosicleia, onde estava uma peça de maconha pesando aproximadamente um quilo. Ao ser indagada, ela informou que teria mais drogas em sua residência. As equipes, então, se deslocaram até o imóvel da presa, na mesma rua, onde apreenderam mais seis quilos de maconha, 25 gramas de cocaína e um pó branco que será periciado. 

Já no bairro Montese (AIS 05), dois amazonenses foram presos quando se preparavam para entregar mais de quatro quilos de maconha. Roberto Carlos dos Santos Lima (48) e Roberto Carlos Rodrigues Valença (41), ambos sem antecedentes no Ceará, estavam em um veículo de modelo Cross Fox, de cor prata, com placas de São Paulo. Durante a abordagem ao veículo, um dos homens tentou se evadir, mas foi contido pela equipe policial. seguindo até a residência de um dos indivíduos, em Maracanaú, os policiais civis apreenderam 19,7 quilos de skunk (maconha com maior potencial ofensivo), 190 gramas de crack e dois pacotes com um pó branco pesando 1,5 quilo. Os dois foram indiciados em um inquérito por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Por fim, três ofensivas da delegacia especializada resultaram nas prisões de dez pessoas. Em uma delas, os policiais civis capturaram um homem no bairro Jacarecanga (AIS 04) e este confessou que mantinha maconha na residência. O suspeito, que não será identificado para não atrapalhar as investigações, estava com 3,1 quilos de maconha. A prisão ocorreu na segunda-feira (30). Novamente por denúncia anônima, a Polícia Civil prendeu um grupo de traficantes. Inclusive, um dos homens, Nilson Lopes Saraiva (33) – com passagens por dois homicídios, roubo com restrição de liberdade da vítima, sequestro e cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo – era suspeito de comandar o tráfico na região, além de ser o responsável por refinar os entorpecentes. Por meio da prisão dele, os policiais chegaram aos demais integrantes, sendo estes identificados por Antônio Henrique de Sousa (22) – com passagem por tráfico de drogas; Francisca Josineuda Mendes do Nascimento (38) – sem antecedentes; Francisca Nadian Ferreira dos Santos (24) – sem antecedentes; Guilherme dos Santos Vidal (30)- com passagens por tentativa de homicídio, roubo, estelionato e posse ilegal de arma de fogo, além de ser foragido da Justiça; e Roberto Matheus Marinho da Silva Rangel (24) – com passagens pela Polícia por tráfico de drogas. A ofensiva resultou nas apreensões de 40 pinos de cocaína, trouxinhas de maconha e pedras de crack; além de um revólver calibre 38, munições, vários documentos que serão analisados pela Polícia Civil e três veículos. E no bairro Mondubim (AIS 09), foram presos Bruna Barbosa Barros (19) e Fábio Pereira do Carmo (32) – com passagem por crime contra a administração pública – quando os dois pararam em um posto de combustível para entregar drogas. Foram apreendidas 500 gramas de maconha, uma balança de precisão e aparelhos celulares. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação de drogas.