Polícia Civil conclui inquérito e indicia três suspeitos de homicídio triplamente qualificado

16 de novembro de 2017 - 08:48

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de investigações do 3º Distrito Policial (Otávio Bonfim) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), concluiu um inquérito policial que investigava o homicídio de um homem e a tentativa de homicídio de outras três vítimas. Os crimes ocorreram no dia 30 de setembro deste ano, no bairro Farias Brito, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). Três homens com extensa lista criminal foram indiciados pela participação nos crimes. O caso foi apresentado em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (13), na sede da DHPP, no bairro de Fátima.

As investigações do caso do homicídio de Francisco Ricardo Rodrigues de Lima Júnior, “Papada”, se desenvolveram ao longo de seis semanas, a partir da data do crime. Na noite do dia 30 de setembro, Ricardo, dois homens e uma quarta vítima que passava pelo local foram surpreendidas por tiros disparados por Carlos Henrique Pereira Santos (30), conhecido por “Cabeção” e que responde a cinco procedimentos por roubo. De acordo com as investigações do caso, a motivação para o crime seria a saída de Ricardo de um grupo criminoso. Durante a apuração, os policiais civis descobriram que Leandro Lima da Silva (35), conhecido por “Corcoram”,  foi até o local do crime e disparou várias vezes na cabeça da vítima, que já se encontrava morta. “Corcoram” responde a sete procedimentos, incluindo homicídio, tráfico de drogas, receptação, roubo e lesão corporal dolosa. As vítimas lesionadas foram socorridas e conduzidas para receber atendimento médico em uma unidade de saúde, em Fortaleza.

Conforme relata a delegada da DHPP e presidente do inquérito policial, Patrícia Sena, o crime foi encomendado por um homem identificado como líder de um grupo criminoso na região conhecida por “Comunidade do Carvão”, localizada no Centro. Nilson Lopes Saraiva (33) ou “Nilsin”, que possui seis passagens por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, roubo com restrição de liberdade e sequestro e cárcere privado, é apontado como mandante do crime. “A vítima seria traficante na área e estava querendo se desligar do grupo que Nilsin comandava”, descreve a delegada. “Cabeção, executor dos primeiros disparos, havia saído do presídio no dia 15 de setembro e cometeu esse crime 15 dias depois”, explica a delegada.

 

 

Na última quinta-feira (09), Carlos Henrique Pereira Santos, o “Cabeção” foi preso em cumprimento de um mandado de prisão temporária, em ação conjunta do 3º DP e da Divisão de Homicídios. “Corcoram” e “Nilsin” também tiveram mandados de prisão cumpridos, mas já se encontravam presos. Seis dias após o homicídio contra Ricardo, “Corcoram”, autor dos demais disparos contra a vítima, foi apontado como executor de Charlon Moreira Martins (27), vítima de múltiplas lesões na Avenida Bezerra de Menezes. O suspeito foi preso horas depois do crime por uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), e conduzido sob escolta para o 34º DP, em um flagrante por tráfico de drogas. Em depoimento, ele confessou ter atirado na cabeça de Ricardo após a vítima ser atingida por “Cabeção”. “Nilsin” foi preso em uma ação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), no dia 27 de outubro, no bairro Demócrito Rocha.

Após a conclusão do inquérito policial e o cumprimento de mandado judicial, o trio foi indiciado por homicídio e tentativa de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, fútil e recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima. Os suspeitos estão presos temporariamente, mas a prisão preventiva já foi requisitada ao Poder Judiciário.