Polícia Civil captura suspeito de triplo homicídio em Paraipaba

16 de novembro de 2017 - 09:27

Investigações realizadas pela equipe da Delegacia Municipal de Paraipaba, em parceria com a da Delegacia Regional de Itapipoca, resultaram, nessa segunda-feira (13), na prisão um homem suspeito de ter participado do triplo homicídio ocorrido em um ônibus escolar, no último dia 30 de outubro, na cidade de Paraipaba – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). De acordo com as investigações, os homicídios teriam ocorrido por conta da disputa pelos pontos de vendas de drogas da cidade. Os resultados das investigações foram divulgados, na manhã de hoje (14), em coletiva de imprensa realizada no prédio da Delegacia Geral da Polícia Civil.

O suspeito foi detido no Centro da cidade de Paraipaba, em cumprimento a um mandado de prisão. Trata-se de Paulo Afranio de Sousa Davi (22), que possui três passagens pela Polícia por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubo de veículo. De acordo com as investigações, o preso seria o principal executor das vítimas.

O delegado titular da Delegacia Regional de Itapipoca, Alisson Gomes, destaca que o preso “é um cara bastante violento, até pode-se perceber isso no momento da prisão”, diz. O delegado destaca ainda que esse foi mais um trabalho bem-sucedido de investigação por parte da Polícia Civil.

“A gente tem feito lá em Paraipaba um trabalho importante de investigação, no sentido de desarticular esses pequenos grupos de criminosos, que se utilizam do medo e da violência e principalmente do homicídio, para firmar território”, afirma o delegado titular da Delegacia Municipal de Paraipaba, Marcelo Veiga.

O crime

Conforme mencionado acima, o crime ocorreu no último dia 30 de outubro, por volta das 20 horas, em uma estrada, na localidade chamada Cacimbão. Três homens interceptaram o ônibus no qual as vítimas se encontravam e anunciaram um assalto. No entanto, nenhum pertence dos passageiros do veículo foi levado e houve a execução dos três jovens. As vítimas não eram estudantes. Elas estavam de carona no transporte.

As vítimas foram identificadas como Antônio Alisson Carneiro Sousa (15), José Leandro da Silva dos Santos (15) e Francisco Leonardo Silva dos Santos (18). Há três suspeitos de envolvimento no triplo homicídio, entre eles, o homem preso. Os mandados de prisão já foram decretados em desfavor dos demais.

“O crime criou uma comoção lá na cidade. A gente já acionou a equipe local, chefiada pelo delegado Marcelo, delegado daquele município. E também encaminhamos algum apoio aqui, de uma força tarefa, que a gente montou permanentemente, para atuar nessas situações de crise ou então naquelas áreas da cidade onde nós temos uma nuvem criminal mais forte”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Everardo Lima.

Imediatamente, após o crime, uma equipe da Delegacia Regional de Itapipoca, responsável pelo plantão, se dirigiu ao local do triplo homicídio, onde foram realizados os primeiros levantamentos sobre a autoria do crime. “No dia seguinte, a gente encaminhou uma nova equipe de investigação, eu também fui pessoalmente, juntamente com uma equipe enviada pelo delegado geral aqui do gabinete, e conseguimos mais elementos que subsidiaram a investigação e a consequente prisão”, destaca o delegado Alisson Gomes.

Um detalhe que chama atenção, é que as vítimas aparecem em um vídeo que circulou em grupos de um aplicativo de mensagens. Nesse vídeo, elas estariam comemorando, inclusive soltando fogos, a morte de um integrante de um grupo criminoso rival. Posteriormente, foram mortas. A Polícia já teve acesso a esse vídeo.

O delegado Marcelo Veiga destaca ainda que as investigações continuam. “Agora o nosso trabalho é descobrir se essas mortes têm conexão com outras mortes”, afirma. A Polícia segue trabalhando para prender os outros envolvidos no crime.