Forças de Segurança desarticulam grupo envolvido em homicídios em Caucaia

13 de novembro de 2017 - 10:18

Um grupo envolvido com homicídios e tráfico de drogas, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi desarticulado, nessa quinta-feira (09), na cidade de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Os homens são suspeitos de cometerem pelo menos seis homicídios, entre eles, de um homem que seria de origem africana. Todos os cadáveres foram localizados em terrenos situados no bairro Itambé 2. As investigações foram presididas pela Delegacia Metropolitana de Caucaia e a ação teve o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Armas de fogo e drogas foram apreendidas e todo o trabalho foi apresentado em coletiva de imprensa, nesta tarde (10), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code).

Três dos indivíduos foram presos, ontem. O primeiro identificado foi Francisco Felipe dos Santos Gomes (23) – sem antecedentes – que estava em uma residência, na Rua Marcílio Dias. Lá, os profissionais de segurança realizaram alguns questionamentos ao suspeito, que confessou ter envolvimento com o tráfico de drogas. Em seguida, ele revelou que mantinha drogas enterradas, no quintal da propriedade, e que o material era destinado para a comercialização. O entorpecente, totalizando 1,2 quilo de maconha, e uma arma de fogo foram apreendidos após os agentes escavarem o terreno.

Em continuidade à prisão de Francisco Felipe, as equipes prenderam Amilson Ferreira Lourenço (19) – sem antecedentes, que também foi preso em flagrante com um segundo revólver calibre 38. Já o terceiro, foi encontrado ainda nas proximidades, sendo este identificado por Francisco Rômulo de Lima dos Santos (21) – sem antecedentes. Seguindo em diligências, as Polícias Civil e Militar foram até uma casa abandonada, no mesmo bairro, onde os suspeitos afirmaram que havia um corpo enterrado. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e as guarnições iniciaram os trabalhos no intuito de localizar o cadáver, que, segundo os presos, seria de origem africana e teria sido morto por razões envolvendo o tráfico de drogas.

De acordo com as investigações, o corpo do sexo masculino encontrado, nessa quinta-feira, integra a lista de várias vítimas, que também foram mortas em condições semelhantes. De agosto para novembro, foram seis corpos localizados, no bairro Itambé, após execuções. Um quarto envolvido, José Mateus da Silva Dias (19), foi o primeiro a ser capturado no dia 09 de outubro deste ano, no Centro de Caucaia. Todos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana da cidade, onde foram realizados os flagrantes por ocultação de cadáver e associação criminosa. Francisco Felipe (que responderá também por tráfico de drogas) e Amilson Ferreira foram autuados ainda por porte ilegal de arma de fogo. Ao término das investigações, o grupo poderá responder, por portaria, pelos crimes de homicídio.