Oito pessoas são presas e 35 quilos de drogas são apreendidos pela DCTD em Fortaleza

27 de outubro de 2017 - 15:16

Sete pessoas foram presas e quase 35 quilos de drogas foram apreendidos, após ações desencadeadas pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará, em bairros de Fortaleza. Entre os ilícitos apreendidos, estavam drogas sintéticas e duas armas de fogo. Em um dos procedimentos, foi preso um indíviduo em posse de camisas com o brasão da Polícia Civil e distintivos. Todas as ofensivas foram apresentadas em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (10).

Um das ofensivas dos policiais civis da especializada ocorreu no bairro Papicu, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Por meio de denúncia anônimas, os policiais chegaram a Alex Teixeira Marques (31) – conhecido por “Chocolate” e com antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma de fogo -, quando este se preparava para realizar a entrega de entorpecentes nas proximidades de um shopping center da região, nessa segunda-feira (09). Durante a abordagem, o homem, que estava visivelmente nervoso, tentou sacar um revólver calibre 38, municiado, contra os policiais que imediatamente reagiram. Com o suspeito, que portava uma tornozeleira eletrônica, foram encontradas 550 gramas de maconha; e em seu apartamento, uma balança de precisão.

Já no bairro Conjunto Ceará (AIS 02), também por meio de informações anônimas, os policiais civis da DCTD prenderam Eduardo Ismael Alencar do Nascimento (21). O suspeito foi encontrado em sua residência, na última quarta-feira (04), sob a suspeita de que no local funcionava um ponto de venda de drogas. Uma busca foi realizada no imóvel e um revólver calibre 38 foi apreendido. O suspeito, que já responde por tráfico de drogas e roubo, estava tornozelado e alegou que portava a arma, no intuito de se defender de desafetos. O suspeito foi conduzido para a sede da delegacia especializada, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Outra investigação desenvolvida pela DCTD, no sábado (30), resultou na apreensão de um quilo de cocaína, no bairro Montese (AIS 05). Diligenciando até o estacionamento de um supermercado na região, os profissionais de segurança flagraram um veículo HB-20, guiado por Francisco Lucas Costa Galvão (23) – com antecedentes por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e furto qualificado. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem tentou empreendeu fuga, mas foi imediatamente capturado. No veículo, foi encontrado um tablete de um quilo de cocaína. Francisco alegou que havia sido pago para conduzir o entorpecente. O suspeito foi encaminhado para a sede da DCTD, onde foi realizado o flagrante.

Também por intermédio de diligências acerca do tráfico de drogas no Papicu, na quinta-feira (29), os policiais civis apreenderam 6,3 quilos de drogas e prenderam três indivíduos. Dois deles, sendo estes identificados por Danilo Honório de Lima (34) – que responde a procedimentos policiais por tráfico de drogas, furto simples e qualificado, crime de trânsito, dano, crime contra a administração pública e de trânsito; e Marcus Vinícius Lima Pereira (21) – sem antecedentes, estavam negociando 1,7 quilos de skunk, quando foram surpreendidos pela Polícia Civil. Houve reação da dupla, que tentou empreender fuga. Contudo, os profissionais de segurança agiram com o uso moderado da força, conseguindo conter os dois. Continuando com as apurações, a DCTD chegou ao terceiro envolvido, Fabio Nogueira de Andrade (35) – sem antecedentes. Na casa dele, foram encontrados tijolos de maconha, que pesaram 4,6 quilos. O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O sexto suspeito preso durante o balanço de ações da DCTD foi identificado por Paulo Alex Gomes da Silva (23) – sem antecedentes. O traficante foi localizado em sua residência, no bairro Canindezinho, após os policiais diligenciarem e perceberem uma intensa movimentação na casa. Assim como em outras operações, o suspeito tentou empreender fuga, mas foi preso pela equipe da delegacia especializada. Uma busca foi realizada na casa, os profissionais de segurança encontraram 28 quilos de maconha, 890 gramas de cocaína, 1,7 gramas de crack, cadernos com anotações oriundas da atividade ilícita e outros objetos. Além dos entorpecentes, os policiais encontraram seis camisas com a identificação da Polícia Civil e distintivos. De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar a procedência do material. Todas as apreensões e o preso foram encaminhados para a DCTD, onde foi instaurado o inquérito policial.

Por fim, a DCTD apreendeu drogas sintéticas e uma arma de fogo, no bairro Damas (AIS 05) e Messejana (AIS 03), respectivamente. Foram encontrados na posse de Marthon Antônio Magalhães (22), 696 micropontos de LSD e 95 comprimidos de ecstasy. A abordagem policial ocorreu na Rua Miguel Gonçalves, sendo encontrada parte da droga no bolso do suspeito, que já responde por roubo de veículo e tráfico de drogas. As buscas se estenderam até a residência de Marthon, onde o restante dos ilícitos foi encontrado. Já em Messejana, a DCTD chegou até uma casa utilizada para vender drogas. Com a chegada da Polícia Civil, um suspeito conseguiu empreender fuga. Foi encontrada uma espingarda calibre 12 e munições sob um colchão; e nos demais cômodos, os policiais apreenderam 17 gramas de cocaína e 7,5 gramas de crack. A DCTD mantém as diligências no intuito de prender o proprietário do material.

Denúncia

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181. O sigilo é garantido.