Décimo envolvido na morte de Dandara dos Santos é capturado em Quixadá

27 de setembro de 2017 - 17:22

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) capturou o décimo envolvido no homicídio da travesti Dandara dos Santos (42), ocorrido no dia 15 de fevereiro deste ano, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O criminoso trata-se de Francisco Gabriel Campos dos Reis (20), conhecido como “Gigia”, que não possuía antecedentes criminais. Ele foi interceptado, no último sábado (23), na cidade de Quixadá – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) – na Região do Sertão Central do Estado.

Gabriel foi preso por militares do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), no bairro Campo Velho. A ação se deu após a composição policial ser acionada para uma ocorrência de disparo em via pública. No local, os policiais receberam informações sobre tiros efetuados em direção a uma residência e seguiram em diligência a procura do suspeito, que foi capturado logo em seguida. Ele ainda tentou empreender fuga, mas foi rapidamente rendido e, durante a abordagem, confessou ter disparado tiros contra a casa de um desafeto.

Gabriel ainda indicou a localização da arma de fogo (revólver) usada no delito, que foi apreendida, e foi encaminhado à Delegacia Regional da cidade. Além de ter o mandado de prisão pela morte de Dandara cumprido, ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e, este procedimento, também convertido em prisão preventiva. “Gigia”, como é conhecido, será conduzido a Fortaleza para ser ouvido pelo delegado que investiga o homicídio no qual ele e outros 11 criminosos são envolvidos.

De acordo com o delegado Bruno Ronchi, que é o titular do 32° Distrito Policial, presidente do inquérito sobre o crime que vitimou Dandara dos Santos, Gabriel é o responsável por instigar os outros comparsas a cometerem o homicídio. “Foi ele quem levantou a questão de que ela estaria roubando na área. Ele espalhou essa informação”, detalha a autoridade policial, sobre a participação de Gabriel no crime.

Outros presos

Com a captura de Gabriel, sobre para dez o número de presos envolvidos no caso. Os trabalhos desenvolvidos pelas Forças de Segurança do Estado já resultaram nas prisões de nove envolvidos. São eles: Jean Victor da Silva Oliveira (18); Francisco José Moreira de Oliveira Junior (21), o “Chupa Cabras”; Rafael Alves da Silva Paiva (18); Júlio César Braga da Costa (19), todos sem antecedentes criminais; Isaias da Silva Camurça (25), o “Zazá”, que responde pelos crimes de homicídio, crime de trânsito e contra a administração pública; e quatro adolescentes, com idades de 16 e 17 anos.

Foragidos

O procedimento foi concluído e remetido à Justiça e a Polícia Civil considera o caso elucidado. No entanto, outros dois criminosos seguem foragidos. Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro de Francisco Wellington Teles (49), que teria atraído a vítima para o local, e Jonatha Willyan Sousa da Silva (20), denúncias podem ser feitas para os seguintes números: 181, que é o disque denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 190, da Ciops da SSPDS, e o 9.8956-3688, que é o canal de denúncias via whatsapp do 32º Distrito Policial. O sigilo é garantido.