Mais de 35 quilos de drogas e quatro armas de fogo são apreendidas em ações da DCTD

12 de setembro de 2017 - 20:01

Aproximadamente 35 quilos de drogas foram apreendidos pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio de ações desenvolvidas pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), em Fortaleza e Região Metropolitana, nos primeiros dias deste mês de setembro. Além dos entorpecentes, a delegacia especializada também apreendeu quatro armas de fogo, que de acordo com apurações, seriam utilizadas para o cometimento de uma chacina. Todo o material apreendido e as prisões foram apresentados, na tarde desta terça-feira (12), em coletiva de imprensa.

Nessa segunda-feira (11), os policiais civis diligenciaram até a comunidade do Lagamar, no bairro São João do Tauape 10 (AIS 10), para investigar o tráfico de entorpecentes na região. Durante a ação, a equipe visualizou dois suspeitos realizando a entrega de drogas, sendo estes, identificado por Carlos Henrique Nogueira de Almeida (24) – com antecedente criminal por furto; e Francisco Evandro Nascimento de Andrade (34) – sem antecedentes. Com um dos homens, foi apreendida uma bolsa contendo 9,6 quilos de maconha. No veículo, que havia sido deixado no local por um terceiro suspeito, que se evadiu com chegada da Polícia Civil, os profissionais de segurança encontraram mais um quilo de maconha.

Também, ontem, uma equipe da DCTD prendeu um suspeito foragido da Justiça do Estado do Pará, identificado por Francisco de Melo Fagundes Neto (27) – sem antecedentes. O homem foi localizado em um apartamento, em Icaraí, Caucaia (AIS 11). Francisco de Melo, que é natural de Belém, era investigado pela DCTD sob a suspeita de comercializar skunk (droga concentrada derivada da maconha), em seu imóvel. Em diligências, os policiais civis constataram a movimentação suspeita no imóvel, confirmando que o local era utilizado como ponto de venda de drogas. Com a chegada da equipe policial, o suspeito tentou se desvencilhar do material ilícito, mas foi imediatamente contido pelos profissionais de segurança. Foram apreendidos 610 gramas de skunk, 91 gramas de maconha e onze comprimidos de ecstasy.

Já na sexta-feira (08), os policiais civis prenderam uma mulher, após uma denúncia anônima repassada a delegacia especializada. De acordo com a informação, Valdenize da Silva Santiago Brasil (30) – sem antecedentes – se deslocaria até a comunidade “Muro Alto”, na Sapiranga (AIS 07), onde receberia entorpecentes e faria o transporte até a Barra do Ceará (AIS 08). A mulher foi abordada na Avenida Conselheiro Gomes de Freitas e, com ela, foi encontrada uma bolsa contendo oito quilos de maconha. Todo o material e a suspeita foram conduzidos para a sede da DCTD.

Em uma das ações, a DCTD também apreendeu mais de dez quilos de maconha, no bairro Bela Vista (AIS 06), na quinta-feira (06). Erandy Alexandre do Nascimento (38) – com antecedente criminal por tráfico de drogas e ameaça – que já havia sido preso recentemente por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi visualizado pela equipe policial quando saia de sua residência. O suspeito, que se deslocava em uma motocicleta caracterizada de mototáxi, estava com uma mochila volumosa, que de imediato, chamou a atenção dos profissionais de segurança, que o seguiram até o estacionamento de um supermercado na Avenida José Bastos. Aparentando muito nervosismo, o suspeito soltou a bolsa e tentou empreender fuga ao perceber a aproximação dos policiais civis. Contudo, Erandy foi imediatamente contido e preso. Foram apreendidos 4,5 quilos de maconha com o homem, e em busca realizada no imóvel do suspeito, os profissionais de segurança encontraram mais seis quilos de drogas, também maconha, uma balança e uma prensa.

Também na quinta-feira, os policiais prenderam um quarteto, que estavam em posse de quatro armas de fogo, sendo uma delas de carga da Polícia Civil do Estado do Ceará. De acordo com levantamentos, os suspeitos, que estavam no interior de uma residência no bairro Mondubim (AIS 09), se preparavam para matar integrantes de um grupo rival. Por intermédio de uma denúncia anônima feita a DCTD, os profissionais de segurança seguiram até a residência, onde já na entrada, era possível sentir o forte cheiro da droga.

No local, foram presos Francisco Alysson do Nascimento Costa (22) – com passagem pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo; Luis Caio Barbosa de Sousa (24) – com passagens por homicídio consumado e tentado; tráfico de drogas e crime contra a administração pública; Francisco Luan Lima Ribeiro (18) e Raimundo Rubens Melo Santos (22); estes dois últimos sem antecedentes. Por meio de buscas na casa, os policiais encontraram três revólveres calibre 38, uma pistola .40 com o brasão da PCCE, e munições. Além disso, um rádio comunicador, 32 gramas de maconha e 18 pedrinhas de crack foram encontradas no local. Todos os suspeitos foram conduzidos para a delegacia especializada, onde um inquérito policial foi instaurado.

Também graças a uma denúncia anônima, os policiais civis da DCTD prenderam uma dupla suspeita de comandar o tráfico de drogas, em uma comunidade, no bairro Carlito Pamplona (AIS 04). O primeiro, Jorge Luiz Nascimento Caetano (24) – com passagem por roubo e lesão corporal dolosa – foi abordado quando comercializava os entorpecentes em uma das ruas, nas proximidades de uma igreja do bairro. Com ele, foi apreendida uma pequena quantidade de maconha, e logo após, a equipe policial diligenciou até o imóvel do suspeito, onde inicialmente, nada foi apreendido. No entanto, por meio de levantamentos no endereço, os policiais civis revistaram uma segunda residência, defronte a primeira abordada. Lá, estava José Neilton Sousa Santos (19) – sem antecedentes – e com ele, foram encontradas 450 gramas de maconha, entre elas, 90 petecas prontas para a comercialização; e 60 gramas de crack.

Por fim, no dia 02 de setembro, Francisco Lindenberg Barbosa da Costa (23) – sem antecedentes – foi preso também quando se preparava para entregar 4 quilos de maconha, no Conjunto São Cristovão, no bairro Jangurussu (AIS 03). Ao ver os policiais civis se identificando como profissionais de segurança, Lindenberg tentou fugir, mas foi capturado. O suspeito estava com uma bolsa, que após revista, foram encontrados cinco tabletes da droga. A droga e o preso foram conduzidos para a DCTD, onde o flagrante foi realizado.

Denúncia

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181, ou em caso de tráfico de drogas, pode ligar também para o telefone (85) 3472-1563, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, ou para o Whatsapp da especializada (85) 98936-5355. O sigilo é garantido.