Trajetória criminosa de casal envolvido em roubos a banco é interrompida pela Polícia Civil

11 de setembro de 2017 - 18:25

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), interrompeu a trajetória criminosa de um casal envolvido em diversas ocorrências de roubo a instituições financeiras e a carro-forte. Os trabalhos de investigação desenvolvidos pelas equipes da DRF levaram ao paradeiro dos suspeitos, surpreendidos pela Polícia, nessa terça-feira (05), no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) –, na Região Metropolitana de Fortaleza. O homem, chefe de uma organização criminosa, entrou em confronto com os agentes de segurança e foi atingido por disparo de arma de fogo, não resistindo aos ferimentos. Duas armas de fogo foram apreendidas.

Rafael Epifanio da Silva (33), que respondia a diversos procedimentos policiais por roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, entre outros delitos, foi rendido pelos policiais civis quando trafegava em uma motocicleta juntamente com sua companheira, Daniele da Silva Amorim (31), que responde por porte ilegal de arma de fogo e receptação. O casal foi localizado na Rua Manoel Mergulhão, no bairro Cágado, em Maracanaú, após os agentes de segurança receberem informações de que o bando de Rafael se preparava para cometer mais um crime contra carro-forte.

No momento da abordagem, Rafael efetuou disparos contra os policiais e houve troca de tiros. Ele acabou colidindo a motocicleta em um poste e foi atingido por disparos, sendo encaminhado para uma unidade de saúde. O suspeito não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A arma utilizada por ele (um revólver calibre 38) contra a composição policial foi apreendida. Daniele confessou que possuía uma pistola cal. 380 enterrada no quintal de sua casa. O objeto foi localizado e a mulher presa. Ela foi encaminhada à DRF, em Fortaleza, onde foi ouvida e autuada em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa.

Histórico criminoso

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF e que comanda as apurações sobre casos de roubo a banco no Estado, as investigações indicaram a participação de Rafael Epifanio em, pelo menos, cinco ações contra casas lotéricas e carro-forte somente entre os meses de abril e agosto deste ano. O primeiro da lista se deu no dia 11 de abril, quando o bando chefiado pelo criminoso atacou um carro-forte, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza, e cometeu o latrocínio de um dos vigilantes do blindado. Já no dia 30 de junho, ele e outros comparsas atentaram contra uma Lotérica, na cidade de Maranguape, quebrando os vidros do local a marretadas para ter acesso ao dinheiro. No dia 11 de julho, outro carro-forte foi alvo do bando. Dessa vez, no estacionamento de supermercado que fica no bairro Parque São José.

Na ocasião, houve troca de tiros entre os assaltantes e os vigilantes e, em seguida, entre os suspeitos e os policiais civis. Várias pessoas foram feridas, entre policiais, vigilantes e clientes, e criminosos foram mortos. Na ocorrência, Rafael empreendeu fuga do local com um fuzil AK-47. A arma também foi usada por ele no dia 25 de agosto, quando o grupo chefiado pelo infrator cometeu assalto em uma agência bancária em São Gonçalo. Antes disso, no dia 09 de agosto, o bando ainda praticou roubo em um supermercado situado em Maranguape. Uma vítima foi baleada no local.

Com base nos levantamentos policiais, Daniele atuava no apoio logístico das ocorrências, resgatando os comparsas após as ações delituosas. As apurações sobre a mulher continuam no sentido de descobrir seu envolvimento em outros casos.