Diretora da DCTD aprimorará ações da especializada após curso a convite do governo americano

22 de agosto de 2017 - 21:13

Durante a semana passada, a diretora da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Patrícia Bezerra, participou de um curso a convite do governo americano, em El Salvador, país da América Central, do dia 14 a 18 de agosto. A experiência, voltada para o intercâmbio de conhecimentos, teve como foco o aprimoramento de investigações policiais, que circundam crimes como a lavagem de dinheiro obtido pelo narcotráfico. A delegada da Polícia Civil do Ceará foi a única representante do Nordeste brasileiro a participar do evento, que foi promovido pela agência Drug Enforcement Administration (DEA), órgão pertencente ao departamento de justiça americana.“Tivemos acesso às experiências internacionais, a partir da ótica de profissionais de segurança de vários países. Não tínhamos uma visão tão ampla, e por isso, incorporaremos os conhecimentos adquiridos durante o curso, de forma que o trabalho da DCTD seja fortalecido cada vez mais”, destacou Patrícia Bezerra.

A diretora da especializada integrou um grupo de cinco representantes dos estados brasileiros – Ceará, Brasília, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas – que viajaram até a sede da Academia Internacional de Aplicação de Lei (ILEA), International Law Enforcement Academy, em San Salvador, capital de El Salvador. O estabelecimento do órgão na metrópole salvadorenha é uma forma de promover a cooperação entre as autoridades estrangeiras e as entidades policiais dos EUA, que são envolvidas em investigações criminais no combate ao tráfico internacional de drogas, criminalidade e terrorismo.
Além do Brasil, profissionais dos Estados Unidos, Colômbia, Bahamas, Panamá, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Suriname, e do país sede, El Salvador, foram convidados para participar do curso. “Integrar esse seleto grupo, convidado pela DEA, foi de uma gratidão imensurável. É uma forma de impulsionar nossas ações a frente da especializada, que a cada período, demonstra mais força no combate ao tráfico de drogas”, destacou.

Balanço positivo
Neste primeiro semestre de 2017, as ações da DCTD culminaram nas apreensões de 2,1 toneladas de drogas, entre maconha, cocaína e crack. Já de janeiro a junho de 2016, a delegacia especializada apreendeu cerca de 877 quilos de entorpecentes. Os números refletem a atuação da divisão especializada, que neste ano, já apreendeu o dobro de ilícitos em comparação ao ano passado. As apreensões de armas de fogo também cresceram de 23 para 51, em 2017. Entre as armas apreendidas estão 29 revólveres, 16 pistolas, três espingardas, duas metralhadoras e um rifle.

As ações da DCTD e a delegada Patrícia Bezerra foram elogiadas pelo próprio secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, em sua rede social. “Hoje vim trabalhar com a camisa desses policiais civis que têm sido os maiores responsáveis pelo aumento do volume de apreensões de droga no Estado do Ceará. Homenagem mais que merecida. Já são cerca de 2,5 toneladas de droga apreendidas por estes policiais, tendo à frente a aguerrida Delegada Patrícia Bezerra”, destacou o gestor da pasta, que na última quinta-feira (17), vestiu a camisa utilizada pelos policiais civis da delegacia especializada.