Polícias Civil e Militar capturam adolescentes envolvidos na morte de motorista Uber

27 de julho de 2017 - 17:56

Uma ação realizada pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, na tarde dessa quarta-feira (26), resultou na apreensão de dois adolescentes, de 13 e 16 anos, envolvidos na morte do motorista Uber, Guilherme e Silva Maia, ocorrida no último domingo (23). A dupla foi capturada no bairro Ancuri, o mesmo onde ocorreu o crime.

Os dois infratores foram capturados na noite dessa quarta-feira, após diligências realizadas por policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investigavam o caso de forma ininterrupta desde o dia do crime. A dupla foi capturada em uma casa na Rua Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri – Área Integrada de Segurança 03 – AIS 03 – de Fortaleza.

As investigações apontam que o adolescente de 16 anos, que já foi apreendido por roubo em 2015 e por tráfico de drogas e crime contra a administração pública em 2016, foi o autor do tiro que vitimou Guilherme. “No curso das nossas investigações, descobrimos que a vítima foi assassinada por um único tiro, de uma espingarda calibre 12, disparado pelo infrator de 16 anos. A munição utilizada por ele é do tipo balins, que ao sair da arma provoca diversos estilhaços, que equivalem a vários tiros de calibre 32”, explicou o delegado Osmar Berto, da DHPP e responsável pelo inquérito da morte de Guilherme. Já o menor de 13 anos, que não possuía registro de passagem na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), foi responsável por jogar uma pedra que quebrou o vidro do veículo da vítima.

Ainda nas investigações, a Polícia descobriu que a vítima chegou em seu veículo, um Siena de cor prata, e ficou parado na entrada do conjunto habitacional Alameda das Palmeiras. Os infratores acharam a vítima seria de um grupo rival e atacaram o carro.

O diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Leonardo Barreto, destacou a rápida elucidação do crime. “A resposta célere e qualificada com a apreensão dos autores diretos do crime se deu graças a união e a integração dos policiais envolvidos no caso. Nossa função constitucional mais uma vez foi desempenhada, dando a necessária e importante resposta tanto a família quanto a sociedade cearense”, disse Leonardo.

No momento da abordagem, o infrator de 15 anos, se identificou com o nome do irmão na tentativa de enganar os policiais. Porém, a Polícia já sabia de quem se tratava. A dupla foi conduzida para a sede da DCA, onde foi autuada em flagrante, em um ato infracional, por homicídio. A Polícia segue com das diligências no sentido de apreender a arma utilizada no crime, bem como capturar outros dois partícipes já identificados. “Nós já apreendemos os dois infratores que efetivamente cometeram o crime. Porém estamos no encalço de outras duas pessoas que deram apoio aos criminosos”, finalizou Osmar Berto.

Durante coletiva realizada na manhã de hoje (27), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), titular da pasta, André Costa, ressaltou o empenho de todos que compõe o sistema de segurança em mudar a criminalidade no Ceará. “Nós policiais somos homens e mulheres, participamos da sociedade também, moramos nos mesmos locais que vocês moram. Nós sentimos a responsabilidade e o peso por mortes como essas. Não somos insensíveis. Muito pelo contrário, a responsabilidade que sentimos é grande. Somos profissionais e estamos empenhados em vencer essa guerra e mudar a realidade aqui no Estado do Ceará”, concluiu André.