Agentes de segurança pública concluem o 1º Curso de Operações Táticas Especiais

27 de julho de 2017 - 19:17

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Departamento de Polícia Especializada e Divisão Antissequestro da Polícia Civil do Ceará, realizou nesta quinta-feira (27), a solenidade de encerramento da 1ª turma do Curso de Operações Táticas Especiais – Cote. O curso que tem por objetivo capacitar seus participantes na melhoria das condições físicas, técnicas, táticas, psicológicas e intelectuais para atuarem em missões que requerem a aplicação da doutrina de operações teve duração de 45 dias, e contou com o apoio de diversas forças de segurança. Ao todo 129 candidatos se inscreveram para o Cote, 46 iniciaram o curso e apenas 14 se formaram hoje, sendo 11 policiais civis cearenses, um agente penitenciário, um oficial da PMCE e um agente da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Presente na formatura, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, André Costa, destacou o empenho da Secretaria em qualificar os profissionais da SSPDS e suas vinculadas. “O nosso grande desafio hoje na segurança pública do Estado do Ceará é fazermos diferente do que tem sido feito, e aqui (formatura do Cote) é mais um exemplo. A formação nessa área tática operacional é um investimento realmente, e é o que a gente tem batalhado e buscado, que é trazer novidades com trabalho, esforço e dedicação”, enfatizou Costa.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil (PCCE), Everado Lima, o objetivo de sua gestão é qualificar cada vez mais a polícia civil cearense. “É a primeira turma do nosso curso de operações táticas especiais, isso é um simbolismo, no sentido de que, nós estamos procurando uma policia civil diferente, uma polícia judiciária estruturada é certeza de um combate mais eficaz a criminalidade”, declarou o titular da PCCE.

Para o formando do Cote, delegado Alceu Viana, o curso beneficiará principalmente a sociedade. “Formar operadores especiais é engrandecer a nossa instituição e sobre tudo, tornar a sociedade mais segura. O operador especial atua onde e quando os demais não podem, em situações e ambientes não comuns, que exija uma resposta rápida e eficiente por parte das forças de segurança”, declarou Alceu.

Estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila; o diretor geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, o coronel comandante geral adjunto da Polícia Militar do Ceará, Adriano de Moura Soares; o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Ceará, Marcus Vinicius Sabóia Rattacaso, coronel comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Luiz Carlos Viana e o diretor da Divisão Antissequestro (DAS/PCCE), delegado Antônio Pastor, entre outras autoridades do Sistema de Segurança Pública.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)