Cinco homens são presos em flagrante comercializando produtos piratas no Halleluya

24 de julho de 2017 - 18:12

Uma ação integrada das forças de segurança resultou nas prisões de cinco homens que comercializavam produtos piratas do Padre Fábio de Melo, no Halleluya. As prisões aconteceram, no último sábado (22), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), e no bairro Cidade dos Funcionários (AIS 7). De acordo com as investigações, os homens fazem parte de um grupo interestadual especializado na falsificação de CDs e DVDs.

Equipes de policiais civis do Departamento Técnico Operacional (DTO), policiais militares e peritos que estavam de serviço no Halleluya receberam informações que algumas pessoas teriam entrado no evento e que estariam vendendo produtos falsificados do Padre Fábio de Melo. Durante diligência, os agentes de segurança capturaram Gleibson Santana Santiago (33) e Anderson Ramos da Silva (28), com farto material pirata. Os homens foram abordados vendendo CDs e DVDs piratas, além de capas de chuva adquiridas através de descaminho, conforme investigações. A dupla foi levada para o 13º Distrito Policial, onde prestaram depoimento e foram autuados pelos crimes de violação de direito autoral, associação criminosa e facilitação de contrabando ou descaminho.

Em depoimento, a dupla revelou fazer parte de um grupo que atuava durante eventos religiosos e em shows de bandas de forró, comercializando os produtos falsificados. O grupo chegou a Fortaleza vindo de Recife, Pernambuco, e se preparava para seguir para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde esperavam vender os produtos um evento cultural agendado na cidade potiguar. Segundo os suspeitos, os materiais falsificados foram comprados no Centro de Recife.

Os policiais civis seguiram investigando para identificar e capturar outros suspeitos que integravam o grupo criminoso. Por volta das 15h35min, outros três suspeitos foram presos, no bairro Cidade dos Funcionários, dentro de um veículo modelo VW Fox branco, com placas de Pernambuco. No interior do carro, foram encontrados caixas com CDs e DVDs falsificados, além de vários crachás falsificados com acesso livre de outros eventos. De acordo com o delegado Francisco Cavalcante, que participou das ações policiais, as investigações apontam que os crachás foram utilizados para liberar a passagem do grupo para dentro do evento e, assim, vender os produtos no local.

José Edson da Silva (30), Robson Bulhões de Melo (44), Dario Marcondes de Lima e Silva (47) foram presos em flagrante e conduzidos paro 13º DP. O trio foi autuado por violação de direito autoral e associação criminosa. Todo material apreendido na ação policial foi recolhido para a delegacia e serão periciados na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Além dos produtos audiovisuais, foram encontrados ainda celulares, dinheiro e caderno com a contabilidade do grupo. No decorrer das investigações, o grupo poderá ser indiciado pelo crime de falsificação.