Polícia Civil cearense desarticula grupo criminoso potiguar e apreende mais de 80 kg de maconha

12 de julho de 2017 - 18:48

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), realizou investigações e descobriu os planos ilícitos de quatro criminosos oriundos do estado do Rio Grande do Norte, em território cearense. O trabalho policial resultou na prisão do quarteto e nas apreensões de mais de 80 quilos de maconha e quatro armas de fogo. A ofensiva se desenvolveu nesse último final de semana, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) – na Região Metropolitana de Fortaleza.

Durante os levantamentos, os agentes de segurança receberam informações sobre a localização de um grupo armado que estaria se articulando para cometer um roubo a banco, ainda na cidade. Então, os policiais se deslocaram para o esconderijo deles: uma casa que fica na Rua Júlia Felix, no Icaraí. Durante campanas nas proximidades do imóvel, os policiais perceberam que um carro Fiat de cor preta e placas EBA-8130 saía da casa e, então, o abordaram.

Uma pistola calibre 9 milímetros com 14 munições foi encontrada no banco do motorista do Fiat, identificado como Francisco Magno da Silva (32). Os outros, Leomar Xavier da Costa (29), Lívio Luiz de Araújo Silva (25) e Gabriel Alves Girão (22), foram presos dentro da residência. Com exceção de Gabriel, que responde por tráfico de drogas, os demais não possuíam antecedentes criminais no Ceará. No momento da abordagem, dois deles tentaram enganar a Polícia apresentando carteiras de identidade falsas.

Após realizar revista no local, os policiais encontraram 30 tabletes de maconha (no total de pouco mais de 27 quilos) em um dos quartos, e uma pistola cal. ponto 40 com dois carregadores. Dando continuidade às diligências, os policiais se deslocaram para uma propriedade rural situada às margens da Rodovia BR 122, entre as cidades de Oraca e Aracoiaba. Eles receberam informações de que lá era o esconderijo de mais drogas e armas, o que foi confirmado. Outros 54 quilos de maconha, uma espingarda cal. 12, uma pistola cal. 380 e munições foram apreendidos no endereço.

A ofensiva que culminou nos flagrantes começou na noite de sexta (08) e durou até o início da manhã do dia seguinte (09). Os quatro presos foram encaminhados à sede da DRF, em Fortaleza, e autuados em flagrante por receptação, porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, as investigações policiais apontam que o bando, do estado vizinho, pretendia desenvolver suas ações criminosas em território cearense. Mas os planos ilícitos foram frustrados pelo trabalho policial. As apurações sobre o caso prosseguem.