Polícia Civil realiza operação “Efeito Dominó” e apreende mais de 211 quilos de drogas e seis armas

15 de junho de 2017 - 18:55

 

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), na última semana, resultou na apreensão de mais de 211 quilos de drogas, seis armas e nas prisões de 14 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Fortaleza. A ação foi batizada como “Efeito Dominó”, por uma prisão ser a causa da outra, gerando uma série de acontecimentos semelhantes no período de 05 a 12 desse mês.

Investigações da DCTD apontaram um esquema de tráfico de drogas que era desenvolvido por um homem, que se apresentava como investigador particular, e seu comparsa, o dono de uma panificadora no bairro Serrinha. No último dia 05, os policiais localizaram o investigador particular Caio Régis Batista dos Santos (39), o “Kiosha”, que já responde por estelionato e tráfico de drogas. O homem foi abordado na Rua Ademar Arruda, no bairro Praia de Iracema. A ação é desdobramento de uma investigação realizada anteriormente que identificou o grupo responsável pela distribuição de drogas nos bairros Praia de Iracema, Centro, Vila União, Pici e São João do Tauape. A Polícia identificou que “Kiosha” seria o responsável por fazer a entrega de drogas do grupo. No momento da abordagem, o homem estava com dois quilos de maconha.

Dando continuidade as investigações, os policias chegaram até a residência de Marlete Ferreira dos Santos (32), que é companheira de Paulo Sérgio Alves Bandeira, comparsa de “Kiosha”. Na residência de Marlete, a Polícia localizou munições de calibre 380, além de uma carteira de motorista falsificada com a foto de Paulo e uma pequena quantidade de maconha. Os policiais foram até a padaria de Paulo, no bairro Serrinha, porém não o encontraram no comércio, mas ao vasculharem o imóvel, encontraram uma peça de maconha totalizando 400 gramas. A dupla – Marlete e “Kiosha” – foi levada para a sede da DCTD, onde foi autuada por tráfico e associação por tráfico de drogas.
No último dia 06, os policias da especializada capturaram Victor Renan Lima Costa (28), que já responde por roubo qualificado, estelionato e falsidade ideológica. Ele foi abordado, na Rua 802, na terceira etapa do Conjunto Ceará – AIS 02 -, quando se preparava para realizar uma entrega de drogas. Com ele, a Polícia apreendeu dois quilos de maconha prensada.

Já no dia seguinte (07), mais uma investida de policiais da especializada, dessa vez no bairro Bom Jardim (AIS 02), resultou na prisão de Djones Muniz Guimarães (29), que já responde por tráfico de drogas. Os policiais investigavam o tráfico de drogas na região, após o recebimento de uma denúncia anônima dando conta do esquema criminoso na área. Os policiais passaram a investigar e localizaram a residência do suspeito, situada à Rua Coronel Fabriciano, onde funcionava uma “boca de fumo”. No local, os policiais apreenderam 710 gramas de crack, quinze frascos de bicarbonato de sódio, ampolas de cloridrato de lidocaína, 620 gramas de pó branco (utilizado para desdobramento de drogas) e uma balança de precisão. Ainda durante a ação, os policiais que faziam o cerco próximo a casa do suspeito, se depararam com um homem em atitude suspeita. Ao tentar abordar o suspeito, o homem fugiu deixando para trás um bolsa com cerca de 10,7 quilos de maconha, que acabou apreendida pelos policiais.

No dia 08, a Polícia conseguiu localizar e prender Paulo Sérgio Alves Bandeira (41), que não foi encontrado pela Polícia durante a ação iniciada no dia 05, ocasião em que sua companheira foi capturada. Paulo foi preso na Avenida Oliveira Paiva, no bairro Castelão, quando fazia uma entrega de 16 quilos de drogas. O homem estava em seu veículo, um Renegade de placas QGM 0114. Com a prisão, Paulo levou os policiais civis até uma residência na Rua Barão de Sobral, no bairro Montese, que servia de armazém das drogas. Lá foram encontrados mais de cem quilos de maconha prensada. A casa não possuía nenhum móvel, somente um ar condicionado que passava o tempo todo ligado para não ressecar a droga.

Ainda no dia 08, os policiais capturaram, no estacionamento de um supermercado no bairro Aerolândia, Jackson de Carvalho Oliveira (23), que já responde por receptação, e Marcos Antonio de Almeida (48), que já responde por estelionato, associação criminosa e receptação. A dupla estava em um veículo Corolla de placas NUS 4748 quando foi abordada pela equipe policial. Com eles, foram apreendidos seis quilos de maconha.

No dia 09, os policiais capturaram Francisco das Chagas Rocha Viana (39), no bairro Serrinha. A Polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão da Comarca de Russas. No momento da abordagem, os policiais encontraram um revólver calibre 38 municiado. Além de dar o cumprimento ao mandado judicial, a Polícia realizou o flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Em depoimento, o homem afirmou que a arma era do seu irmão já falecido.
Também no dia 09, os policiais descobriram outro local que servia para armazenamento de drogas, para o grupo chefiado por “Kiosha” – preso no dia 05 – e Paulo – capturado no dia 08. O local, um apartamento localizado na Avenida José Jathaí, no bairro Jacarecanga, escondia cerca de 73 quilos de drogas. No local, ninguém foi preso.

Dando prosseguimento ao trabalho policial, no dia 10, os policiais da especializada capturaram, no Tancredo Neves, um grupo suspeito de tráfico de drogas na região que estava se armando para tentar disputar territórios por tráfico de drogas. Foram presos Abimael Soares Alves (22), o “Neném”, que já responde por roubo;  Everton Jhony Freitas Tertuliano (20), que já responde por receptação; Fabricio da Silva Magalhães (24), que já responde quatro procedimentos policiais por homicídio, roubo, ameaça e porte ilegal de arma de fogo; e Jose Roberto Gomes Maciel (18), sem antecedentes criminais.  Com o grupo, a Polícia apreendeu um rifle calibre 44, uma pistola cal. 380, dois revólveres cal. 38,  além de 40 munições,  1.250 pedras de crack, 150 papelotes de cocaína, quatro balaclavas, material para embalagem de entorpecentes, um caderno com a movimentação financeira do tráfico do grupo, quatro celulares e uma balança de precisão.

Já na Rua Capitão Gutemberg, no bairro Cidade dos Funcionários, na AIS 07, na última segunda-feira (12), foram capturados Maycon da Silva Costa (25), que já responde três procedimentos policiais por tráfico de drogas, dano e porte ilegal de arma de fogo e Roberto Mendes Juvenal (20), o “Gaia”, que responde por tráfico de drogas e roubo. Com eles, foi apreendida uma pistola, 14 munições, além de uma quantia de drogas.

Todos os presos durante a operação foram conduzidos para a sede da DCTD, onde foram autuados em flagrante por seus respectivos crimes. As investigações sobre o tráfico de drogas seguem no sentido de identificar e capturar comparsas dos presos.