Polícias Civil e Militar realizam operação na AIS 08 que resulta nas capturas de 28 pessoas

25 de maio de 2017 - 17:18

Uma operação desencadeada pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará resultou em 28 suspeitos capturados com envolvimento com o tráfico de drogas, homicídio e outros delitos. As diversas ações policiais contaram com a participação da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), das delegacias do 7º (Pirambu), 17º (Vila Velha) e 33º (Goiabeiras), além de apoio tático de policiais militares da Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8). Ao todo, o trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado resultou no cumprimento de 25 mandados de prisão, além de oito de busca e apreensão, que resultaram em prisões em flagrante. A ofensiva foi realizada do dia primeiro ao dia 20 deste mês.

Todas as ações, assim como os nomes e antecedentes dos capturados, foram apresentados em coletiva na manhã desta quarta-feira (24), na sede da DHPP, no bairro de Fátima. As prisões fazem parte de um levantamento iniciado há cerca de três meses sobre a dinâmica do tráfico de drogas na AIS 8 e compreenderam também bairros das AIS 4, 6 e 11 na Capital e em Caucaia. As investidas policiais compreenderam os bairros do Álvaro Weyne (AIS 4), Jacarecanga (AIS 4), Carlito Pamplona (AIS 4), Padre Andrade (AIS 6), Vila Velha (AIS 8), Barra do Ceará (AIS 8), Cristo Redentor (AIS 8), Pirambu (AIS 8), Jardim Iracema (AIS 8), em Fortaleza, e no Parque Leblon (AIS 11), em Caucaia.

Durante as ações, foram capturadas 15 pessoas, já os outros 15 envolvidos já se encontravam presos por outros crimes e foi dada ciência dos novos mandados de prisão. Com isso, foi possível evitar que os criminosos ganhassem a liberdade mais rápido. Dos trinta alvos da operação, apenas dois não possuíam antecedentes criminais. Os demais já respondem por crimes como homicídio,  tráfico de drogas e roubo.

Os alvos da ação foram Francisco Robson de Souza Gomes (25), que já responde por cinco procedimentos por roubo, quatro por homicídio e um por tráfico de drogas; Mayarth Silva de Oliveira (21), que já responde a quatro procedimentos por homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; Robson Cristino Ferreira (21), que responde por um roubo e um tráfico de drogas; Elias Pinto de Jesus Neto (32), que já responde por porte ilegal de arma de fogo e homicídio; Darlan Guabiraba Lemos (21), que já responde cinco procedimentos policiais por homicídios, roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas; Victor Hugo Silva Vieira (22), que já responde por associação criminosa e porte de arma; Ricassio do Nascimento Silva (31), que responde por uso de documento falso; Airton Diego dos Santos Lima (28), que já responde a cinco procedimentos por roubo e furto; Anderson de Souza Firmino (26),  o “Dezoito”, que já responde a cinco procedimentos por roubos, homicídios e porte ilegal de arma de fogo;  Lucas Rocha de Abreu (24), que já responde a cinco homicídios; Victor Pinto dos Santos (25), que já responde por homicídios e roubo; Antonio Fabiano da Silva Lima (40), que já responde por dois roubos e um furto; Ronaldo Machado da Silva (22), que já responde a seis procedimentos por roubo, quatro por porte ilegal de arma de fogo e três por homicídios; Francisco de Assis Leão de Oliveira (21), que já responde por homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; Francisco Crislano de Oliveira Araújo (20), que já responde por tráfico de drogas; Felipe da Silva Carvalho (29); que já responde por roubos, porte ilegal de arma de fogo e homicídios; Fabio Alves Vieira (36), que já responde por homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; Denilson Gomes de Sousa (28), que já responde a dois procedimentos por roubo, dois por porte ilegal de arma de fogo e um por tráfico de drogas; Francisco Leonardo Valdivino dos Santos (24), que responde por tráfico de drogas; Wanderson Valentim dos Santos (21), que já responde por tráfico de drogas; Francisco José Teodosio (36), que já responde a quatro procedimentos por homicídios, quatro por roubo e dois por porte ilegal de arma de fogo, além de Gustavo Alex de Carvalho Melo (30), Luciano Moreira de Souza (38), Cristiano Oliveira Bonifácio (30),Natanael Silva Rodrigues (20) e Narcelio Nunes do Nascimento (30), ambos sem antecedentes criminais.  Dois adolescentes de 16 e 17 anos também foram apreendidos.

Conforme o delegado Leonardo Barreto, diretor da DHPP, novas ações e outras prisões devem ocorrer dando continuidade a essa ação policial que tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade na área. “Nossas investigações continuam no sentido de identificar e capturar todos os envolvidos com a criminalidade na região” afirmou Leonardo.