Draco desarticula organização criminosa e evita chacina em Horizonte

27 de janeiro de 2017 - 17:39

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizada na última quarta-feira (25), resultou nas capturas de quatro pessoas e apreensão de três armas e drogas. Conforme as investigações, o grupo foi desarticulado no momento em que se preparava para cometer uma chacina no município de Horizonte, na Área Integrada de Segurança 09 (AIS 09) do Estado.
Os policiais da especializada investigavam o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Fortaleza e descobriram que o grupo estava organizado para cometer uma chacina de traficantes de um bando rival, além de pessoas que estivessem próximas a eles. “Nós conseguimos identificar o veículo em que eles estavam e fizemos a interceptação do carro. No momento em que perceberam se tratar de policiais, passaram a atirar contra os agentes que, em legítima defesa, revidaram os disparos”, revelou o delegado Osmar Berto, titular da Draco.

Osmar afirmou ainda que na troca de tiros, um dos criminosos acabou baleado.  Ele foi identificado como Francisco Nivaldo Felipe do Nascimento (31), que já responde por homicídio, dano, tráfico de drogas e crime ambiental. Os demais presos são: Gustavo Ceciano de Sousa  (22), vulgo “Irmão Gugu”, que já responde por porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas, e Julio Cesar da Silva Pessoa (30), que já responde por tráfico de drogas. Com eles forram apreendidos um revólver calibre 38, duas pistolas – sendo uma calibre 380 e uma .40 -, 24 munições de calibres variados, além de balaclavas. Um quarto homem identificado como Lázaro Rufino da Silva, o “Lazim”, conseguiu fugir.

Após a captura dos homens, a Polícia passou a realizar diligências e chegou até Lidiane Carvalho da Silva (21), que já responde por tráfico de drogas. A casa dela, localizada na Rua Raimundo Teobaldo, no bairro Buenos Aires I, funcionava como base para os criminosos. “A residência da mulher funcionava como ponto de apoio e ela bancava toda a logística dessa organização criminosa, juntamente com seu companheiro que se encontra foragido e foi identificado como Nataelso Brito de Vasconcelos”, revelou o delegado. No local, a Polícia apreendeu 110 gramas de cocaína, 325 gramas de mineíta (utilizada para o desdobramento da cocaína), uma quantidade maconha e crack prontos para comercialização, material para embalagem dos entorpecentes, uma balança de precisão, caderneta com a contabilidade do grupo e  documentos de duas motos.

Além das armas e drogas apreendidas com o grupo, a Polícia apreendeu o carro que estava em poder dos criminosos, um pálio de cor branca e placas KMB 7118. O grupo foi encaminhado para a sede da Draco onde os homens foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio (por dispararem contra os policiais), receptação, associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Já Lidiane foi autuada por associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam no sentido de capturar Lázaro e Nataelso que seguem foragidos.