Polícia Civil desarticula bando atuante na venda de cargas roubadas e recupera R$ 150 mil em remédios

26 de dezembro de 2016 - 17:39

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou um grupo criminoso atuante na comercialização de cargas roubadas, recuperou um carregamento de remédios avaliado em R$ 150 mil e prendeu três receptadores. O trabalho policial, realizado por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), se deu nessa quarta-feira (21), depois de um mês de investigações.

Os trabalhos de apuração levaram os policiais ao maciço de Baturité. Os medicamentos foram localizados na cidade de Redenção – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado – após os investigadores descobrirem que, lá, existiam compradores de produtos roubados. Os levantamentos apontaram ainda que algumas mercadorias subtraídas no Estado eram levadas para a Fazenda Belém, localizada em Itapiúna, ainda na AIS 13, e, depois, transportadas para a casa de um homem conhecido como “Neném Bocão”, em Redenção.

“Neném Bocão” se trata de Francisco José Pontes da Silva (47), que responde por receptação, estelionato e lesão corporal e é proprietário de uma loja de motos na cidade onde mora. Os policiais tiveram como destino a casa e o estabelecimento comercial do suspeito. Em sua residência, situada na Rua Treze de Maio, no Centro, os policiais encontraram a carga de remédios – roubada no último dia 21 de novembro. Ele e seu comparsa, José Adriano Mendes da Silva (31), que responde por extorsão mediante sequestro e furto de carga, foram abordados quando chegavam ao imóvel em um carro BMW de cor branca e placas OAO 9603. Existem suspeitas de que o dinheiro da compra do automóvel seja ilícito, oriundo da venda de cargas roubadas. O veículo era conduzido por José Adriano.

Os policiais também comprovaram a participação da dupla no negócio criminoso ao encontrar mensagens nos celulares deles, sobre o esquema ilícito. Já na Fazenda Belém, onde caminhões e mercadorias subtraídos eram “guardados” temporariamente, os investigadores prenderam o terceiro suspeito: Egilânio Freitas Silva (31), que responde por receptação e ameaça.

Os três infratores foram encaminhados para sede da especializada DRFVC, em Fortaleza, e autuados em flagrante por associação criminosa e receptação. Além dos remédios, o carro BMW também foi apreendido.

Investigações
As investigações também apontaram que dois homens presos em Maracanaú, terça-feira (20), após roubarem uma carga de produtos alimentícios, tinham ligação com o grupo. Francisco Eremberg da Silva Freitas e Fernando Antônio da Silva Rodrigues foram capturados por policiais militares, nessa terça (20), com um caminhão roubado e uma carga de café, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Neném Bocão” confessou ter comprado os medicamentos pelo valor de R$ 40 mil, de um desses assaltantes – o Francisco Eremberg. A Polícia também investiga a possível participação do bando na comercialização ilegal de outras cargas. Os trabalhos policiais continuam.