O SIMBA

9 de dezembro de 2016 - 16:56

SISTEMA DE MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS – SIMBA

SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais, que foi desenvolvido pela Assessoria de Pesquisa e Análise – ASSPA, uma unidade vinculada ao Gabinete do Procurador-Geral da República do Ministério Público Federal.

 

O sistema envolve:

  • definição de processo para solicitação normatizada de dados bancários;
  • utilização de sistema de validação de dados;
  • utilização de sistema de transmissão de dados; e
  • utilização de sistema de processamento de dados;

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará firmou Termo de Cooperação Técnica com a Procuradoria-Geral da República, visando a utilização da tecnologia do SIMBA para auxiliar na análise dos dados oriundos do afastamento de sigilo bancário, bem como para permitir que as instituições financeiras possam utilizar os módulos VALIDADOR BANCÁRIO SIMBA e TRANSMISSOR BANCÁRIO SIMBA para validação e transmissão dos arquivos gerados. Com isso, a comunicação entre a PC-CE e as instituições financeiras é realizada de maneira rápida, eficiente e segura. A partir da disponibilização do SIMBA, o órgão passa a contar com uma importante ferramenta para analisar dados provenientes de quebra de sigilo bancário desde sua solicitação ao Poder Judiciário até a análise dos documentos enviados pelas instituições financeiras.

 

Trata-se de solução que automatiza todo o processo de análise de dados bancários, partindo da representação judicial para afastamento do sigilo bancário, passando pela determinação judicial e o atendimento pelas instituições financeiras, observando a padronização de arquivos, processos de validação e de transmissão, até a disponibilização dos registros bancários dos investigados na forma de consulta e relatórios parametrizados às autoridades solicitantes.

transmissor

Portaria 40-2015: Procedimentos para a utilização do SIMBA.