O LAB-LD/PCCE

9 de dezembro de 2016 - 16:54

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO – LAB-LD/PCCE

 

Fruto de metas estabelecidas no âmbito da ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) assinaram acordo para a implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Uma unidade voltada para a utilização de soluções tecnológicas, metodologia e profissionais especializados na investigação de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

 

Sua implantação permitirá analisar grandes volumes de informações bancárias, telemáticas, fiscais e de outras naturezas, proporcionando maior celeridade e confiabilidade na identificação de ativos ilícitos e viabilizando a interrupção do fluxo financeiro das organizações criminosas, a recuperação de ativos e o ressarcimento ao erário.

 

O LAB-LD da PCCE foi o 35º laboratório a compor essa Rede de Laboratórios (REDE-LAB) e é órgão de assessoramento direto ao Delegado Geral de Polícia Civil e tem como objetivo auxiliar as Unidades de Polícia Judiciária.

 

A REDE-LAB visa articular o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para análise de dados e a detecção de práticas de lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

 

Uma ferramenta que integra o LAB-LD/PCCE e merece destaque é o Sistema de Movimentações Bancárias (SIMBA). Um sistema automatizado de gerência do pedidos judiciais de extratos de quebra de sigilo bancário. Os bancos poderão preencher os dados, sem espaço para omissão de informações, e transmiti-los de forma criptografada pela Internet.

 

O LAB-LD/PCCE conta com uma equipe, coordenada por Delegado de Polícia, de Inspetores e Escrivães para analisar as informações e demonstrar caso a caso como se deu a lavagem de dinheiro.

Portaria 41-2015: Cria o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro.