A Divisão de Proteção ao Estudante

9 de dezembro de 2016 - 17:24

DIPRE – Divisão de Proteção ao Estudante

Órgão integrante da estrutura da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, subordinada ao Departamento de Polícia Especializada foi criada através do Decreto nº 23.724, de 29/06/95, do Governo do Estado do Ceará, publicado no Diário Oficial datado de 30/06/95. 
Com atuação em todo o Estado do Ceará, a DIPRE, através do Projeto UMA CIRANDA PELA VIDA, articula, coordena e executa atividades de prevenção a violência e do uso indevido de drogas no âmbito da Polícia Civil, alcançado toda a sociedade cearense.

 

Missão

Desenvolver ações preventivas de combate a violência e do uso indevido de drogas, disseminando conhecimento científico e ético para a promoção de uma sociedade pacífica e solidária buscando, como órgão da Polícia Civil, contribuir com uma melhor qualidade de vida na sociedade cearense.

 

Visão

Ser uma instituição de excelência, inovadora e proativa ante os desafios da problemática das drogas na nossa sociedade, combinando conhecimento aplicado e competência técnica em busca da redução dos índices de violência e minimização das consequências do uso indevido de drogas.

 

OBJETIVOS:

 

 

GERAL:

 

  • Desenvolver atividades preventivas contribuindo para a redução dos índices de violência e do uso indevido de drogas envolvendo o corpo docente e discente da rede de ensino, a família e a comunidade, seguindo a diretriz da valorização da vida.

 

ESPECÍFICOS:

 

  • Desenvolver em crianças e adolescente um processo de resistência frente à demanda das drogas e da prática da violência, promovendo valores morais e de cidadania, além de estimular a valorização da vida.
  • Dotar as famílias e as escolas com informações fundamentais e estratégias para desenvolver um relacionamento adequado com a problemática das drogas e das ações violentas, visando proporcionar ao ambiente coletivo uma convivência harmônica.
  • Realizar e/ou promover Palestras, Seminários, Debates, Fórum sobre temas relacionados com os temas drogas, violência, ética e cidadania, família, bulluing, adolescência, alcoolismo, tabagismo, DSTs/AIDS, etc.
  • Capacitar multiplicadores em prevenção à violência s do uso indevido de drogas e temas afins para desenvolver ações preventivas no âmbito da família, escola e comunidade.