Polícia Civil prende suspeitos de praticarem estelionato usando dados retirados da internet

19 de outubro de 2018 - 17:17 # #

 

Uma investigação conduzida pela equipe do 1° Distrito Policial, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), resultou nas prisões de dois suspeitos de estelionato, nessa quarta-feira (17). Rômulo Leite Vasconcelos (27), com passagem pela Polícia por receptação, foi capturado, em Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), e Isaac Nascimento Torres (21), sem antecedentes criminais, foi preso em um estabelecimento comercial, no bairro Álvaro Weine, na AIS 04, em Fortaleza. Ambos, foram capturados por suspeita de envolvimento em um esquema de uso de dados de pessoas e empresas para realização de compras pela internet. Com os suspeitos, foram apreendidos relógios de marca, celulares, fraldas descartáveis, notebooks e impressora.

O crime chegou ao conhecimento da Polícia Civil, após uma das vítimas receber uma ligação de uma farmácia indagando sobre uma compra que ela teria realizado. A vítima, ao ser questionada sobre o endereço repassado para entrega, verificou, que o local indicado não correspondia com seu endereço, foi quando, resolveu registar um Boletim de Ocorrência (B.O) para apuração do caso.

Os agentes de segurança em posse do endereço informado para a entrega, dirigiram-se até o local, na Rua Francisco Calaça, no bairro Álvaro Weine, na AIS 04, onde funciona uma padaria. Ao chegar à propriedade, os policiais civis foram recebidos por Isaac. O infrator afirmou ter recebido uma compra grande na semana passada, mas que seria da responsabilidade de seu primo Rômulo Leite. Afirmou ainda ter sido avisado de uma nova compra que estaria para chegar e que receberia a pedido do seu parente.

Após colherem os dados, os agentes da PC passaram a diligenciar à procura de Rômulo Leite. Ele foi localizado em uma residência, em Iparana, na Caucaia. Na casa, foi encontrada e apreendida uma parte do material comprado de forma fraudulenta. Conforme informações passadas pela Polícia, os suspeitos pegavam os dados de pessoas e empresas pela internet, principalmente por meio de redes sociais. Com estes dados em mãos, faziam compras em nome das vítimas.

Pelo menos, 50 pessoas foram vítimas do golpe. De acordo com as investigações, Rômulo era quem colhia todas as informações e realizava as compras e Isaac ficava responsável por receber à mercadoria. A dupla infratora foi conduzida para o 1° Distrito Policial, onde foi autuada por estelionato.