Apontado por chefiar grupo suspeito de planejar sequestros-relâmpagos é preso em Fortaleza

9 de novembro de 2018 - 17:43 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nesta sexta-feira (9), um homem apontado por chefiar um grupo especializado em planejar sequestros-relâmpagos na Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito, que é estudante de direito, foi preso na residência dele, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Seis integrantes do grupo foram presos, no dia 3 de outubro deste ano, quando extorquiram uma família e mantinham-na refém em um imóvel, no município de Cascavel (AIS 13). O mentor dos crimes era procurado pelas delegacias de Cascavel e Eusébio, ambas pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza.

Com base nas investigações desencadeadas após a prisão dos seis integrantes do grupo, a equipe da Delegacia Metropolitana de Cascavel realizou diligências que levaram à identificação de Leandro Viana Lima (39), conhecido por “Goiano”. Ele é apontado como principal articulador dos crimes. De acordo com o delegado titular de Cascavel, Josafat Araújo, o suspeito era responsável por organizar as ações do grupo para praticar os crimes. “A partir das prisões dos outros integrantes, nós sabíamos da participação de um sétimo infrator. Então, demos continuidade às investigações e conseguimos descobrir a identidade dele. Era o ‘Goiano’ que montava toda a operação para a realização desses sequestros-relâmpagos”, confirma o delegado.

O mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito foi cumprindo na manhã de hoje (9), no apartamento em que “Goiano” residia, no bairro Messejana. Os policiais civis realizaram buscas no imóvel e apreenderam um veículo VW Voyage, sob a suspeita de ter sido clonado. O veículo será encaminhado para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para ser periciado. Leandro, que é natural da cidade de São Paulo, não tinha antecedentes criminais no Ceará.

Após reconhecimento de fotos dos integrantes do grupo, outras vítimas dos suspeitos compareceram à delegacia para registrar os crimes ocorridos contra elas. Levado à delegacia, “Goiano” foi preso e indiciado pelo crime de extorsão. Os demais integrantes do grupo já haviam sido indiciados por roubo qualificado, extorsão mediante restrição de liberdade, posse irregular de arma de fogo, associação criminosa, por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas. No dia das prisões, alguns suspeitos tentaram enganar os policiais apresentando nome e identidade falsas, por isso, também respondem pelos crimes de usurpação de nome ou pseudônimo alheio e falsidade ideológica.

A Polícia Civil orienta a população a procurar a unidade policial para reconhecer os suspeitos por meio de fotos e formalizar uma queixa. A Delegacia Metropolitana de Cascavel fica na Rua Padre Valdevino, 1861, no Centro de Cascavel. O telefone da unidade é (85) 3334-3591.