Polícia Civil desarticula organização criminosa suspeita de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais

10 de julho de 2018 - 12:20 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) divulgou, na tarde desta terça-feira (10), os detalhes de uma ação do 2º Distrito Policial que resultou na desarticulação de um grupo criminoso envolvido em golpes a estabelecimentos comerciais na Capital cearense. Ao todo, três pessoas foram presas em cumprimento a mandado de prisão e cinco de busca e apreensão nas propriedades dos suspeitos. Vários materiais utilizados pelos criminosos foram apreendidos com os suspeitos.

As investigações da Polícia Civil iniciaram em março deste ano, após uma denúncia de uma vítima do ramo de beleza, no bairro Aldeota – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). A vítima teria levado um golpe de mais de R$ 14 mil. Conforme levantamento policial, um casal foi até a clínica de estética para realizar inúmeros tratamentos de beleza. O pagamento dos procedimentos foi efeituado com cheques pré-datados, mas os cheques começaram a voltar do banco, sem fundo algum. Após a negativa do banco, a vítima procurou o 2º DP e explicou toda a situação.

De acordo com a investigação, a organização criminosa já vinha praticando golpes similares em outras regiões da cidade, especialmente no Centro de Fortaleza. Os suspeitos iam a estabelecimentos comerciais, faziam seus cadastros com documentos falsos e conseguiam realizar os golpes, comprando em nomes de terceiros e dando endereços de entrega fictícios.

Após diligências, as equipes do 2º DP conseguiram prender, no dia 25 de abril deste ano, João Arruda da Silva (48), conhecido como “João Bracinho”, com passagem pela Polícia por furto e receptação. De acordo com a investigação, era “João Bracinho” que revendia tudo que o grupo conseguia nos crimes. Ele foi preso em casa com vários produtos oriundos dos golpes cometidos.

Dada continuidade às diligências, os policiais conseguiram capturar mais dois suspeitos das práticas de estelionato, na última quinta-feira (5). Wagner de Souza (37), responde por falsidade ideológica e uso de documento falso, e Lianna Charlene Silva de Moura (36), que acumula 12 inquéritos pelo crime de estelionato, uso de documento falso e falsidade ideológica. Ambos foram presos em casa, onde funcionava um laboratório de falsificação. No local, os policiais encontraram computador, impressora, e máquina de plastificação, além de várias anotações e folhas de ofício com diversos números de CPF’s de possíveis vítimas.

O grupo criminoso, como aponta a investigação, é formado por cinco pessoas. Três delas já se encontram presas. As investigações continuam para a captura dos demais envolvidos na ação criminosa. Os integrantes do grupo irão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e receptação.

Denúncia

A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na elucidação do caso e na localização dos demais integrantes do grupo criminoso. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-1146 ou 3101-1147, telefones do 2º DP. O sigilo é garantido.