DCTD recebe palestra com mestre de capoeira reconhecido internacionalemente

10 de abril de 2018 - 19:34 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), recebeu na manhã dessa segunda-feira (9), a visita do mestre de capoeira Paulo Sales Neto (57), conhecido como Mestre Paulão Ceará. Natural de Fortaleza, Mestre Paulão é um dos fundadores do Grupo Capoeira Brasil. Ele ministrou palestra sobre arte marcial e a aplicação dos conceitos do esporte na atividade policial.

Mestre Paulão, com vivência de 24 anos em países europeus, veio agregar conhecimentos com os policiais da unidade da DCTD. Ele correlatou alguns casos da polícia holandesa, país onde morou por 14 anos, e viu de perto quais os mecanismos usados nas operações e como a arte marcial ajudava no trabalho em rua. Falou também das oficinas apresentadas nos presídios europeus e a baixa taxa de violência nos países. Por ser brasileiro e nordestino, Paulão resolveu explanar seus aprendizados e tentar trazer ideias inovadoras para dentro da corporação policial.

Além de policiais civis, a palestra contou com alunos da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), futuros delegados, escrivães e inspetores do Estado do Ceará. “A formação teve o intuito de engrandecer o currículo dos policiais e lembrar da importância das artes marciais como aliadas para a ação policial”, ressalta a titular da DCTD, Socorro Portela.

Saiba mais

O Grupo Capoeira Brasil foi fundado em 14 de janeiro de 1989, pelos mestres Paulinho Sabiá, Boneco e Paulão, que juntos se dedicam ao grupo e à arte com muito trabalho e amor.

Em 1993, com o trabalho já consolidado em Fortaleza, Mestre Paulão decidiu se mudar para a Europa, especificamente para a Holanda, onde morou por 14 anos, dividindo-se o país e a França. Atualmente, o professor mora em Budapeste por quase 10 anos. Entre idas e vindas para o Brasil, Mestre Paulão vem realizando um excelente trabalho para o desenvolvimento da capoeira pelo mundo. Hoje o Grupo Capoeira Brasil atua na Austrália, Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Itália, Hungria, Polônia e Suécia. As aulas são ministradas por graduados, instrutores, professores, formandos e formados, todos sob a supervisão de Mestre Paulão.

Grupo Capoeira Brasil em Fortaleza

Mestre Kim – Grupo Capoeira Brasil Fortaleza

(Academia de Artes Marciais)

Endereço: Av. Beira Mar, 1030 – Meireles.