Investigado por deslocamento forçado em Fortaleza é preso pela PCCE em Jaguaretama
4 de novembro de 2025 - 10:20 ##Deslocamento forçado ##Disque Denúncia #AIS 9 #Coin #DIP #PCCE
Ao todo, 33 pessoas já foram capturadas por crimes relacionados a deslocamento
forçado entre agosto e outubro de 2025, conforme levantamento da Coin/SSPDS
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (3), um homem suspeito de integrar um grupo criminoso investigado por participação no deslocamento forçado de moradores em um residencial no bairro José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. A captura aconteceu no município de Jaguaretama (AIS 20). Com esta, já são 33 capturas relacionadas a deslocamentos forçados entre agosto e outubro de 2025.
O alvo, um homem de 39 anos, com antecedentes por dois crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo, organização criminosa, disparo em via pública e roubo, é investigado pela Delegacia de Repressão às Ações
Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da PCCE. A localização do suspeito contou com apoio de levantamentos realizados pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP). A investigação também conta com os trabalhos da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), que compila informações com a finalidade de enrobustecer a desarticulação do grupo criminoso.
Ações de combate
Ao todo, 33 pessoas já foram capturadas por crimes relacionados a deslocamento forçado entre agosto e outubro de 2025, conforme levantamento da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública de Defesa Social (Coin/SSPDS). No mesmo período, 39 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Atualmente, 21 investigações por parte da PCCE estão em andamento. A prática, registrada em vários estados do país, que é parte da forma de atuação de grupos criminosos quando há acirramento entre eles, vem sendo combatida no Ceará a partir do mapeamento, monitoramento e prisões de suspeitos.
Desde o último dia 20 de outubro, a SSPDS realiza, por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a Operação Opus, com o intuito de coibir crimes, bem como desarticular grupos criminosos suspeitos de envolvimento com ocorrências de deslocamentos forçados. As ações, realizadas inicialmente no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, contam ainda com informações repassadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Ao todo, oito pessoas foram capturadas em 15 dias de operação.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

