PCCE participa da I Conferência Nacional iLab‑Segurança 2025

4 de julho de 2025 - 08:44 #

Brasília sediou, de 1º a 3 de julho, a 1ª edição nacional da Conferência de Segurança Pública iLab‑Segurança 2025, evento que debateu estratégias de articulação entre os estados e o aprofundament dos rumos da segurança pública no Brasil.

O encontro reuniu secretários de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, além de autoridades do Ministério da Justiça, das polícias civis e militares, peritos, guardas municipais, magistrados, parlamentares, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

CEARÁ NO iLAB

O Delegado-Geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, participou dos debates e encontros, colaborando com a integração entre os estados da federação, a troca de ideias e a promoção de estratégias aplicadas ao sistema de segurança pública. Também foram analisados o uso de inteligência artificial, sistemas de mapeamento de regiões e a relação entre esses recursos e os índices de criminalidade.

Para a Polícia Civil do Ceará, o evento fortaleceu a cooperação entre todas as forças de segurança, alinhando as ações do estado às melhores práticas nacionais.

CONCPC

Representando o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), o Delegado-Geral da PCCE participou como integrante da mesa de abertura do iLab‑Segurança 2025.

No segundo dia do evento, o presidente do CONCPC e Delegado-Geral da PCCE proferiu palestra com o tema “Os desafios e estratégias das polícias civis no combate às organizações criminosas no Brasil”.

Durante a programação, o presidente do CONCPC foi agraciado com a “Medalha Consesp”, concedida pelo Conselho Nacional de Segurança Pública (Consesp). A honraria reconhece personalidades, autoridades ou instituições que prestaram relevantes serviços à segurança pública ou ao próprio conselho.

O Delegado-Geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, foi eleito por aclamação presidente do CONCPC em 25 de maio de 2025. O conselho reúne os chefes das polícias civis de todo o país e tem como missão promover a integração entre as instituições, fomentar a troca de experiências e desenvolver estratégias conjuntas para o enfrentamento da criminalidade. A presidência do conselho representa uma oportunidade para o Ceará contribuir ativamente na formulação de políticas públicas de segurança e no fortalecimento das ações de combate ao crime organizado.

TECNOLOGIA NO COMBATE AO CRIME

O iLab contou com uma programação voltada à segurança pública no Brasil, incluindo debates sobre inteligência policial, enfrentamento ao crime organizado, uso de tecnologias inovadoras, gestão integrada e valorização dos profissionais da área.

Durante o evento, também foram apresentados projetos e soluções tecnológicas aplicadas à investigação e ao policiamento inteligente.