Operação Caminhos Seguros 2025: Forças de Segurança combatem crimes contra crianças e adolescentes

30 de abril de 2025 - 14:30 # # # # #

Com foco em prevenir e intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza a Operação Caminhos Seguros. Durante o período de 30 de abril a 30 de maio de 2025, a ofensiva visa reprimir violências contra esse público por meio de ações preventivas, educativas e ostensivas.

A ofensiva será conduzida de forma simultânea em todo território nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em âmbito local, a Operação Caminhos Seguros conta com a parceria da Secretaria de Proteção Social (SPS) e a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE)

Realizada em todas as regiões do estado, a operação ocorrerá neste mês de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante esse período, acontecerão ações educativas e de distribuição de informativos para a população. Dentre as ações, serão realizadas fiscalizações e verificações de denúncias, palestras em instituições de ensino e campanhas de conscientização sobre prevenção e combate.

Tipos de crimes 

São considerados crimes contra crianças e adolescentes qualquer tipo de agressão física ou psicológica, sexual, institucional, negligência e abandono, ou aliciamento para participação em atividades ilícitas.

Forças integradas

Participam da operação, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), forças amigas e parceiros.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

 

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O sigilo e o anonimato são garantidos.