Secretário da SSPDS ministra aula inaugural do Curso Superior de Segurança Pública

4 de fevereiro de 2025 - 17:56 # # #

A importância da segurança pública e da liderança foi um dos temas centrais abordados pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Roberto Sá, durante a aula inaugural do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) – 2025. O evento, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE),  ocorreu na manhã desta terça-feira (4), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), em Fortaleza, marcando o início da capacitação de 30 tenentes-coronéis da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na ocasião, o secretário também apresentou o coronel Sinval Sampaio como novo coronel comandante-geral da PMCE.

Ao abrir a palestra, Roberto Sá agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do CSSP para o fortalecimento da segurança pública. Em sua fala, abordou estratégias de liderança e gestão, ressaltando que os desafios da área exigem constante atualização e inovação. “A segurança pública enfrenta desafios diários que precisam ser superados com estratégia e eficiência. Buscamos uma gestão baseada em resultados, com novas abordagens e foco na liderança. Acredito que esses temas são fundamentais para a capacitação dos senhores, pois a gestão superior na Polícia exige conhecimento profundo sobre suas particularidades e bases sólidas. Nossa instituição atravessa séculos de história, sustentada pela disciplina e pela hierarquia, mas precisa se adaptar à modernidade, às novas gerações e às inovações tecnológicas”, enfatizou.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, reforçou a importância do curso para o avanço na carreira militar e para a melhoria da segurança pública. “É uma grande satisfação iniciar mais uma turma do Curso Superior de Segurança Pública. Durante nossa gestão, já formamos 76 tenentes-coronéis nos cursos. Com esta nova turma, ultrapassaremos a marca de 100 oficiais qualificados, o que representa um avanço significativo. Esse curso é essencial para a transição do nível tático para o estratégico, preparando os profissionais para assumir altos comandos, inclusive o comando-geral da instituição”, destacou.

Além disso, Leonardo Barreto ressaltou o compromisso do secretário da Segurança Pública com a capacitação dos profissionais da área e a melhoria contínua do sistema de segurança no Ceará. “Gostaria de enfatizar o apoio contínuo do nosso secretário, Dr. Roberto Sá, não apenas à Academia Estadual de Segurança Pública, mas a todo o Sistema de Segurança do Ceará. Ele tem se dedicado incansavelmente, com técnica e comprometimento, para garantir mais paz e tranquilidade à nossa população, liderando, coordenando e ajustando estratégias essenciais para fortalecer a segurança pública no Estado”, afirmou.

O recém-anunciado coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Sinval Sampaio, que também é professor da Aesp, fez questão de destacar a importância do CSSP e sua experiência no ensino de inteligência estratégica. “Meu desejo para cada um de vocês, alunos do CSSP, é que aproveitem essa jornada de aprendizado e aprimoramento. Sempre colaborei com a Academia e gosto muito de atuar na área de inteligência estratégica. Essa é uma capacitação essencial para a evolução da nossa polícia”, disse.

Curso Superior de Segurança Pública (CSSP)

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP PM/BM) é uma ação educacional promovida pela Aesp/CE com o objetivo de aprimorar os conhecimentos estratégicos e operacionais dos oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e de outras corporações coirmãs de diferentes unidades federativas do Brasil. Os participantes são indicados por suas instituições e a capacitação é fundamental para a ascensão funcional ao posto de coronel dentro das respectivas corporações.

Com um total de 476 horas/aula, o curso tem previsão de conclusão para o dia 13 de junho de 2025. A matriz curricular inclui disciplinas teóricas e práticas, abordando temas fundamentais para a gestão e a operacionalização da segurança pública, tais como Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos, Governança e Inteligência Estratégica em Segurança Pública, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança, Tiro Policial Defensivo e Gestão de Acionamento de Aeronaves, entre outros conteúdos estratégicos.

Presença 

Além do secretário da SSPDS, do diretor-geral da Aesp/CE e do novo coronel comandante-geral da PMCE, o evento contou com a presença de outras autoridades da segurança pública do Estado, entre elas: o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; e o tenente-coronel PM Erlanio Matoso, assessor executivo da Casa Militar, representando o secretário-chefe da Casa Militar.