PCCE participa do 2° Encontro Nacional da Rede Recupera em Brasília
5 de novembro de 2024 - 18:04 ##Encontro Nacional ##Rede Recupera #DRA #PCCE #Polícia Civil do Estado do Ceará
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou do 2° Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), em Brasília. O evento reuniu, nos dias 30 e 31 de outubro, representantes das polícias civis de todas as unidades da Federação e da Polícia Federal.
Com o objetivo de fortalecer as unidades de recuperação de ativos em todo o país, o encontro focou na descapitalização de organizações criminosas e na promoção da integração entre os órgãos estaduais e federais. Além disso, buscou divulgar boas práticas na recuperação de ativos relacionados a infrações penais. Durante o evento, a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), delegada Ivana Marques e o coordenador do Núcleo de Gestão e Recuperação de Ativos da PCCE, delegado Lucas Saldanha de Aragão, apresentaram os trabalhos exitosos realizados pela PC-CE.
A Rede Recupera articula esforços para identificar e destinar ativos provenientes de crimes. O encontro representou um marco no avanço dessas ações, com ênfase na troca de experiências e capacitação integrada entre as instituições participantes.
Representantes das polícias civis das 27 unidades da federação e dos Grupos Regionais de Atuação em Lavagem de Ativos da Polícia Federal (GRALs) marcaram presença, destacando a importância da cooperação interinstitucional. Também estiveram presentes membros do Conselho Nacional de Políticas sobre Recuperação de Ativos (Conara) e da Receita Federal.
Segundo a delegada Ivana Marques, a Rede Recupera fomenta a criação de unidades de recuperação de ativos, e também fortalece a estratégia nacional de combate aos grupos criminosos. “A Polícia Civil do Ceará por meio do seu Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), teve uma participação especial no evento, apresentando as boas práticas na recuperação de ativos, uma vez que é referência nacional no enfrentamento ao crime através da asfixia financeira. O Ceará é protagonista na implementação do círculo virtuoso da recuperação de ativos como estratégia de combate ao crime. Atualmente, todos os estados da Federação aderiram a Rede Recupera e a Polícia Civil do Estado do Ceará já integra, desde julho de 2024, servindo como modelo de implementação de recuperação de ativos para outras unidades da Federação”, ressaltou a diretora.