PCCE participa de Simpósio de Investigação Criminal sobre proteção a grupos vulneráveis na Unifor
29 de outubro de 2024 - 17:00 ##Combate aos crimes raciais e por orientação sexual ##Direito Criminal #DPGV #Palestra #Simpósio
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou, na manhã desta terça-feira (29), na Universidade de Fortaleza (Unifor), do II Simpósio de Investigação Criminal do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema central “Aspectos Práticos da Investigação Criminal da Polícia Judiciária na Proteção aos Grupos Vulneráveis”, o evento aconteceu no auditório do Bloco H e contou com a presença de alunos do curso de Direito e de outras disciplinas da área de humanas. O evento foi promovido pela Unifor em parceria com a Polícia Civil.
O simpósio contou com o apoio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin), da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) e da Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD).
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, abriu as discussões dos temas e frisou a atuação policial em defesa dos grupos vulneráveis. “É sempre uma grande honra estar aqui na Unifor para falar de um tema tão importante para todos que é Segurança Pública, sistema de Justiça, investigação criminal e proteção aos grupos vulneráveis. Falamos sobre a temática de proteção aos grupos vulneráveis, sobre o papel da Polícia Civil na proteção desses grupos e a estrutura voltada para esse tipo de atendimento. Trouxemos o trabalho desenvolvido pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), no Estado, e as ações de proteção à criança e ao adolescente, além de outros grupos vulneráveis em que desenvolvemos ações de proteção”, explicou o delegado-geral.
A diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, professora Katherinne Maciel Mihaliuc, ressaltou a parceria com a Polícia Civil nos eventos promovidos pela instituição de ensino. “A PCCE é nossa parceira, hoje conseguimos trazer para os nossos alunos temas importantes como: o enfrentamento à violência contra a mulher, o racismo e à proteção aos grupos vulneráveis. Esses temas para os nossos alunos têm um significado maior que a teoria apresentada em sala de aula. Então, para nós é uma grande alegria receber esses profissionais tão qualificados dando significado a esse processo de aprendizagem e formação”, frisou Katherinne Maciel.
Entre os palestrantes, estavam a delegada Illa Campos Timbó, titular da Decrim, que discutiu a atuação no combate ao racismo e à homotransfobia; e o delegado Demitri Cruz, adjunto da Dceca, que trouxe a investigação de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A programação inclui, também, um debate sobre crimes contra a pessoa idosa, com a delegada Rena Gomes, titular da DPIPD. Também participaram do evento a diretora do DPGV, delegada Janaína Braga; a diretora adjunta do DPGV, Rebeca Cruz; a delegada adjunta da Decrin, Yasmin Ximenes, escrivães e inspetores da PCCE.
O delegado Nartan Andrade, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), que também atua no corpo docente da Unifor como professor do curso de Direito, destacou a importância das temáticas para o desenvolvimento dos alunos da Instituição. “A ideia desse projeto é trazer um viés prático, mostrando a realidade das atividades desenvolvidas pela polícia judiciária. E quando envolve temáticas tão importantes e relevantes para a sociedade, como a proteção a grupos vulneráveis, é interessante demonstrar que apesar das legislações existentes, nós ainda temos muito a avançar. Então, o objetivo é mudar a cultura, trazer esses temas para o meio acadêmico”, finalizou.