SSPDS participa de cerimônia de formatura do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio
11 de setembro de 2024 - 18:03 ##Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio #CBMCE #PCCE #SSPDS
Com o objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, participou, nesta quarta-feira (11), da cerimônia de formatura da 50ª edição do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Durante o evento, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral do CBMCE, o gestor foi homenageado com o Certificado de Guardião da Vida Honorário pelos serviços prestados pela valorização da vida.
Com 40 horas-aulas de duração, o curso capacita militares das Forças Armadas, bombeiros militares ou civis, policiais militares, agentes penitenciários e outros profissionais da segurança ou saúde pública e privada para atender ocorrências de tentativa de suicídio. A capacitação visa à humanização e ao foco na escuta e no diálogo nessas situações de urgência.
Em um discurso emocionado, o secretário Roberto Sá falou sobre a importância da iniciativa do CBMCE. “Às vezes, as pessoas estão perto da gente passando por problemas e nós não percebemos. Então, a sensibilidade do Corpo de Bombeiros e de quem vem fazer esse curso, de se capacitar para isso, para perceber o momento difícil de alguém, merece nossos aplausos”, avaliou.
O gestor também pediu que, por maiores que sejam as adversidades, as pessoas não desistam da vida. “Você pode lutar, batalhar, ser resiliente a qualquer dificuldade, recuperar qualquer patrimônio. Mas a vida não vai voltar e vai deixar esse sentimento de perda muito forte”, orientou.
O coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, um dos formandos do Cats, afirmou que vai levar os aprendizados do curso para o resto da vida. “Já tenho alguns cursos na Instituição, mas este é diferenciado. O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é altamente humanizado. Por meio da capacitação nós estamos, sim, salvando vidas. Nós trabalhamos neste mister de ajudar, contribuir e dialogar com as pessoas”, ressaltou.
O coordenador do Cats, tenente-coronel do CBMCE Edir Paixão, lembrou que o curso também já foi ministrado em outros locais do País, como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Brasília. “Tudo isso por amor, para salvar vidas. Nós seguiremos sempre este caminho de servir”, concluiu.
Também estiveram presentes na cerimônia e receberam o Certificado de Guardião da Vida Honorário, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; o coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia; e o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel.