Aesp/CE realiza Aula Magna da Segunda Turma do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública
11 de setembro de 2024 - 18:05 ##CEMDESP/2024 – Turma 02 ##pósgraduação #Aesp/CE #Integração
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (11), a Aula Magna de inauguração do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp/2024) – Turma 2. Ao todo, 40 alunos participam desta especialização, sendo 28 profissionais da Polícia Militar do Ceará, nove da Polícia Civil do Ceará, dois integrantes dos Bombeiros Militares do Ceará e um representante da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Durante a solenidade de abertura do curso, o diretor-geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto, destacou a importância do evento e a satisfação da instituição em receber autoridades e ícones acadêmicos em uma solenidade única. “Estamos vivendo um momento emblemático. A presença de todas essas figuras ilustres é uma honra para a Academia e reforça nosso compromisso com a excelência na formação dos nossos profissionais”, afirmou o delegado.
Essa turma reúne profissionais de diversas forças de segurança pública do estado do Ceará, incluindo policiais militares, policiais civis, peritos e representantes do Corpo de Bombeiros. “Essa diversidade é um grande feito e só é possível graças à existência da Aesp nesse formato integrado”, afirmou Barreto.
O curso promete fazer com que as experiências dentro da sala de aula possam regenerar um conhecimento da realidade do outro e reverberar em uma oferta de serviço público cada vez mais eficiente e de qualidade. “Nosso escopo maior é proteger e servir cada vez melhor o povo do estado do Ceará. Portanto, nosso compromisso é com a formação e qualificação de qualidade para que isso efetivamente reverbere em um bom serviço ao nosso povo”, concluiu o diretor-geral da Aesp.
O Cemdesp é uma iniciativa da Aesp/CE que visa qualificar profissionais de segurança pública para a atuação docente em cursos de formação inicial e continuada, promovendo a reflexão e a produção de conhecimento científico e filosófico sobre o tema. O cronograma inclui disciplinas como metodologia da pesquisa em educação, fundamentos históricos, legais e políticos do ensino de segurança pública, psicologia da educação, educação e diversidade, sociologia da educação, filosofia da educação, tecnologias digitais na educação e educação a distância, entre outros conteúdos.
Ainda na abertura, a Secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, enfatizou a relevância da integração entre os setores da segurança pública e a importância da educação para a promoção da igualdade racial. “Todas as vezes que chamam, eu vou, porque a segurança pública para nós é muito importante. Ela é importante quando tem uma ação integrada entre todos os setores que compõem a segurança pública. Isso é, na verdade, uma orientação do governador Elmano de Freitas: a gente faz essa integração”, afirmou a secretária. A secretária concluiu sua fala com um apelo à construção de um mundo melhor através da integração e da desconstrução de estereótipos. “Acreditar que um mundo melhor é possível, construir e a gente constrói juntos, integrando as forças da segurança pública, integrando a secretaria de igualdade social, desconstruindo estereótipos”, disse Zelma Madeira.
O primeiro Sargento da PM, Marcos Dias do Nascimento, monitor do 1º Pelotão do Curso de Formação de Soldados da Aesp, é um dos 40 alunos do curso Cemdesp e destacou a relevância do curso para a carreira profissional, que reflete na sociedade cearense, e sobre a integração com as demais instituições de segurança do Estado do Ceará durante a capacitação. “Há pessoas que dependem muito da nossa formação, do nosso conhecimento técnico, da nossa postura e conduta. Portanto, refletimos isso através da própria Aesp, que tem sido responsável em nos capacitar.” Ele completou sobre a integração entre as forças coirmãs durante o curso: “Teremos aqui colegas da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Pefoce. Com certeza, o conhecimento vai agregar e fortalecer, e um vai complementar o outro. Vamos ter muito aproveitamento, e essa parceria vai promover um ganho para a sociedade.”
A Aula Magna foi ministrada pela Diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dep/Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, que abordou o tema “Ensino, Segurança Pública e Democracia”. A palestrante, com vasta experiência e expertise em segurança pública e relações internacionais, é graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris – Paris School of International Affairs.
Em sua fala, a Diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp enfatizou os desafios e a importância da integração das políticas de segurança pública. Ela destacou Aesp/CE como um marco e referência pioneira dessa integração. “Falamos tanto dos desafios da integração das políticas de segurança pública e a Aesp/CE que é um marco e uma referência dessa integração que acontece desde o período de formação”, afirmou Michele Gonçalves dos Ramos.
Presentes no evento, ocupando o palco de honra, estavam o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, a Secretária de Igualdade Racial do Estado do Ceará, Zelma Madeira, a Diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DEP/Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a Presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel, a orientadora da Célula de Pós-Graduação da Aesp/CE, Delegada Ana Paula Barroso, e o professor, sociólogo e pesquisador pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-diretor-geral da Aesp/CE, César Barreira.
A Aesp/CE visa aprimorar a qualidade do ensino na área de segurança pública, formando profissionais mais qualificados e reflexivos. O curso, que tem duração de um ano e carga horária de 430 horas-aula, está previsto para encerrar em 21 de outubro de 2025.