Suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro em Caucaia/CE é presa pela PCCE em RO
9 de setembro de 2024 - 11:31 ##Delegacia Metropolitana De Caucaia ##DMC #Investigação #PCCE #Prisão
Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na prisão de uma mulher de 29 anos, na última quinta-feira (05), em um condomínio em Porto Velho, no estado de Rondônia. A mulher é apontada como integrante de um grupo criminoso e era um dos alvos investigados da operação “Complevit” , deflagrada pela PCCE na semana passada.
Equipes da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cumpriram um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa em desfavor da mulher. A suspeita foi indiciada por diversos crimes, dentre eles, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ela foi localizada em um condomínio de luxo.
No local, também foram apreendidos dois celulares e um notebook que subsidiarão os desdobramentos de novas investigações. A Polícia Civil chegou até a mulher após a captura de seu companheiro em 2022, um homem de 48 anos, que era chefe de um grupo criminoso atuante no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.
O capturado já responde por crimes de homicídio, associação criminosa, uso de documento falso, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, porte de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito, comércio ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e integrar organização criminosa. Após a prisão do indivíduo, a PCCE descobriu que a mulher desempenhava o papel de operadora financeira do grupo criminoso.
A partir da apreensão de um celular em 2022, em Caucaia, o Departamento de Inteligência Policial (DIP) realizou a extração de informações do aparelho e verificou que a mulher recebia grandes quantias em dinheiro via Pix. Além disso, houve a interceptação de números suspeitos que chegaram até a participação da mulher na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Ela já foi recambiada para o Ceará e encontra-se à disposição do Poder Judiciário.
Sobre a operação “Complevit”
A “Complevit” foi uma das maiores operações do ano que resultou na prisão de 34 pessoas que estavam sendo investigadas por integrar grupos criminosos atuantes no Estado. Um outro suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A ofensiva foi deflagrada em municípios cearenses e nos estados da Bahia, Pará, Tocantins e Rondônia. A operação teve como objetivo também o bloqueio de 52 contas bancárias.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). O sigilo e o anonimato são garantidos.