Secretário da SSPDS participa da inauguração da Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome

5 de setembro de 2024 - 10:16 # # # #

Com o intuito de fortalecer a luta contra a insegurança alimentar, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, participou, nesta quarta-feira (04), da inauguração da Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará. A solenidade ocorreu na sede da 4ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), no bairro José Walter, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital, onde também passou a funcionar a unidade central.

Na ocasião, também foram assinados os termos de recebimento de 457 caixas hortifrutis, frutos de apreensões da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que foram doadas ao programa. Além disso, a cerimônia marcou a transferência de um contêiner refrigerado e o recebimento de um caminhão-baú para a nova unidade.

O secretário da SSPDS destacou que é sempre um prazer quando as Forças de Segurança conseguem contribuir também para o eixo de proteção social. “Passou do tempo de dizer que polícia faz só repressão. A Polícia Militar, a Civil, os bombeiros são pessoas que têm uma missão, uma formação e entregam a vida para proteger as pessoas”, afirmou Roberto Sá.

A primeira-dama Lia de Freitas, presidente do Programa Ceará Sem Fome, agradeceu a doação das caixas e lembrou que a iniciativa foi pensada como uma das grandes frentes de combate à violência. “Estar em um espaço que pertence a essa secretaria, realmente não é só simbólico, mas representa uma grande missão que está à frente desse programa junto com vocês e com todos que fazem a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social”, ressaltou.

Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, sediar a unidade central do projeto é uma grande responsabilidade. “O Programa pode, sim, contar, não só com o Corpo de Bombeiros, mas com todas as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública, pois nós trabalhamos em função e em prol de cada um dos senhores e das senhoras que estão aqui”, enfatizou.

Já o coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Haroldo Gondim, explicou que o órgão se tornou o braço logístico do Programa. “Só do ano passado para cá, nós conseguimos entregar praticamente 70 mil cestas básicas, 1.500 toneladas de alimentos a todas as vítimas, a todas as pessoas que estão em situação de desastre no Ceará”.

Também estiveram presentes no evento, o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; o coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Wagner Maia; o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti; a secretária da Cultura, Luísa Cela; a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; e o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.