Supesp recebe 52 resumos científicos para o seminário sobre Estratégia em Segurança Pública

22 de abril de 2024 - 16:20 # # #

Um dos eventos mais esperados na área da Segurança Pública no Ceará vai reunir, pela primeira vez, profissionais da área acadêmica, pesquisadores, gestores e agentes da segurança pública para discutir políticas públicas e estratégias para o setor. O I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará é uma realização da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e acontece de 20 a 21 de junho, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Até o último dia 15 de abril, a comissão organizadora do evento deferiu 52 resumos científicos, inscritos em quatro áreas temáticas, sendo elas Avaliação de Política de Segurança Pública (13 trabalhos), Inovação e Tecnologia Aplicada em Segurança Pública (17 trabalhos), Estratégias e Políticas Públicas de Sucesso na Segurança Pública (10 trabalhos) e Estratégias de Segurança Pública para Redução de Crimes Violentos Intencionais (12 trabalhos). Os resumos serão submetidos a uma banca examinadora e os trabalhos selecionados poderão apresentar-se no dia 20 de junho, além de participar da publicação do livro digital do encontro.

O objetivo do seminário, segundo o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, é estreitar cada vez mais os laços entre a pesquisa, o conhecimento acadêmico e a gestão das forças de segurança. “A Supesp vem, a cada ano, se aperfeiçoando para entregar as melhores soluções, estratégias, dados, estudos e pesquisas para os gestores da segurança elaborarem as políticas públicas mais assertivas para a redução dos indicadores de criminalidade. Um dos resultados mais recentes foi Fortaleza registrar a 3ª menor taxa de latrocínios entre as dez capitais mais populosas do país, em 2023, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, completou o superintendente.

Programação

A partir de 6 de maio, no site www.supesp.ce.gov.br e www.aesp.ce.gov.br estarão abertas as inscrições para o público conferir as palestras, debates e mesas redonda. Além da programação presencial do seminário, o evento contará com transmissão online em canais a serem divulgados no site das instituições. O encontro conta com a parceria da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que também participa da banca examinadora dos trabalhos científicos.

(imagem: programa Pós-graduação da UFC)

Já estão confirmadas as presenças do pesquisador e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), César Barreira, e da economista e pesquisadora Bárbara Caballero/ES. “Estou muito feliz de participar dessa iniciativa da Supesp. Para conseguirmos bons resultados nas políticas públicas de segurança, é fundamental promover esse intercâmbio entre Estado e meio acadêmico, compartilhando conhecimento e mostrando o que cada um tem feito de inovador para contribuir com essa temática. Além disso, é uma grande oportunidade para atrairmos novos cérebros que estão se formando, para que sejam nossos futuros colegas, como agentes, gestores ou pesquisadores”, disse Bárbara.