Operação da PCCE no Ceará resulta na apreensão de aparelhos eletrônicos e R$ 175 mil

10 de abril de 2024 - 15:33 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação que teve como objetivo cumprir 26 mandados de busca e apreensão em desfavor de alvos investigados por crimes de fraudes em processos licitatórios, lavagem de dinheiro e associação criminosa, registrados no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. As ofensivas policiais ocorreram nas cidades de Fortaleza, Pacajus e Caucaia. Na ação, documentos, notebook, pendrive, HD, aparelhos celulares e cerca de R$ 175 mil em espécie foram apreendidos.

As ofensivas policiais coordenadas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) iniciaram em janeiro de 2023 após uma denúncia em que um grupo de empresários ganhava todos os processos licitatórios da cidade de Pacajus. Segundo apurações policiais, o grupo utilizava-se de “laranjas” como proprietários das empresas investigadas para ludibriar os órgãos fiscalizatórios.

Diante do caso, a Polícia Civil representou pelas medidas cautelares que foram acatadas pelo Poder Judiciário. Durante o cumprimento das ordens judiciais, diversos documentos, aparelhos eletrônicos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. O material apreendido será periciado. A PCCE segue apurando o fato.

Operacional

A ofensiva policial contou com o apoio do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), Departamento Técnico Operacional (DTO), Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e dos Departamentos de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), Metropolitana (DPJM), e Capital (DPJC).

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o número (85) 3101-7598, da Decor. O sigilo e o anonimato são garantidos.