14 mandados de prisão são cumpridos durante operação da PCCE na Região Norte do Estado

4 de abril de 2024 - 15:13 # # #

Armas, munições, R$ 50 mil em espécie, bloqueios de móveis e contas bancárias foram realizados durante quarta fase da “Operação Captum” a ofensiva policial

Veículos de luxo e imóveis sequestrados, 19 contas bancárias bloqueadas, armas de grosso calibre e dezenas de munições apreendidas e 14 cumprimentos de prisão preventiva. Este foi o resultado da quarta fase da “Operação Captum”, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A operação ocorreu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (04), nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Granja, Martinópole e Camocim. Com base nas investigações, os alvos são investigados por crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Dos 14 cumprimentos de mandados de prisão preventiva cumpridos, dois foram de indivíduos que já se encontravam recolhidos em unidades prisionais.

Com foco em desmembrar e prender integrantes de grupos criminosos com atuação nos municípios cearenses, policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio de equipes da Delegacia Municipal de Granja, e demais delegacias, saíram a campo, para prender indivíduos que atuam diretamente com práticas criminosas na Região Norte do Ceará. Todos os indivíduos capturados são membros de grupos criminosos sendo apontados pela comercialização de drogas e lavagem de dinheiro.

Com a qualificação de todos os envolvidos e com as decisões judiciais em mãos, os policiais civis lograram êxito nas 12 capturas e nos cumprimentos dos mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens. Ao todo, nove veículos foram apreendidos, destes, três de luxo; além de imóveis, duas empresas foram sequestradas e  foram apreendidos R$ 50 mil em espécie, três armas de fogo e 150 munições de diversos calibres. Os 12 suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Granja, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, todos encontram-se à disposição da Justiça.

Operação Captum”

A “Operação Captum” está em sua quarta fase, todas deflagradas pela Draco. Nas ofensivas,  a PCCE já retirou de circulação 35 pessoas. Todos os alvos da operação são integrantes de grupos criminosos. Os alvos atuavam com tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e furto. Em uma das ofensivas, os policiais civis apreenderam dez aparelhos celulares que estavam em posse de um indivíduo que se encontrava recolhido em uma unidade prisional do estado do Rio de Janeiro.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

A Draco mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.