PCCE e Pefoce elucidam circunstâncias da morte de criança em Caucaia 

26 de março de 2024 - 18:17 # # # # # #

Diligências ininterruptas, realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) com auxílio de provas técnicas elaboradas pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), resultaram na elucidação das circunstâncias da morte de uma criança do sexo feminino, de seis anos. 

Informações obtidas e os detalhes da investigação, que apontam para homicídio e estupro de vulnerável, foram apresentados em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (26),  no auditório no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. 

Investigação

Logo que tomaram conhecimento sobre o fato, policiais civis lotados na 10ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram as investigações. Os trabalhos contaram também com o apoio de equipes do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caucaia. Conforme os primeiros levantamentos policiais, a menina havia desaparecido no último dia 13 deste mês, por volta de 12 horas, mas o fato só foi noticiado por meio de um Boletim de Ocorrência (BO) às 1h30 do dia 14. O corpo da criança foi localizado na madrugada do mesmo dia com sinais de violência sexual, dentro de um veículo no bairro Tabuba, na cidade de Caucaia. No local, profissionais da Pefoce e do DHPP coletaram vestígios que subsidiaram os trabalhos policiais. 

Em seguida, elementos probatórios, além dos laudos periciais da Pefoce, foram analisados, com o objetivo de esclarecer a causa da morte e a dinâmica dos fatos. Durante as oitivas, contradições e inconsistências apresentadas nas versões das testemunhas e possíveis suspeitos ouvidos  levaram a autoridade policial a solicitar um mandado de busca e apreensão contra um adolescente, de 14 anos, e um mandado de prisão contra uma mulher de 56 anos. Os mandados foram cumpridos na tarde desta terça-feira (26).  Até o momento, oito pessoas já foram ouvidas no inquérito policial que segue em andamento. 

Causa da morte determinada pela Pefoce

Durante os levantamentos policiais, a Polícia Civil recebeu da Perícia Forense o laudo cadavérico do corpo da vítima. Conforme o documento, a causa da morte foi asfixia por afogamento. Além das lesões que evidenciaram o crime sexual, foi constatada também pela perícia hemorragia no pulmão, que seria compatível com uma violência física. Em seguida, a vítima teria sido afogada. Conforme o laudo pericial, a água seria doce e com sujidades. 

Ainda com base no material colhido na residência da vítima, os peritos constataram a presença de sêmen do suspeito em um travesseiro e em um lençol que estava em um berço que pertenciam à vítima e foram localizados no interior do quarto da criança. O travesseiro estava escondido no telhado da casa.