PCCE deflagra Operação e resulta em 400 celulares apreendidos e 10 homens conduzidos

7 de fevereiro de 2024 - 15:06 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nessa terça-feira (06), a Operação Táurida, como parte do esforço do Governo do Ceará no combate a grupos criminosos, que atuam em roubos, furtos e contrabando de celulares. O objetivo da ofensiva foi combater a atuação de receptadores e adulteradores de aparelhos celulares, oriundos de roubos e furtos em Fortaleza. A ação foi desencadeada no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) da Capital.

A operação resultou na apreensão de mais de 400 aparelhos celulares e na condução de dez pessoas para delegacias, onde responderão a procedimentos policiais, além da identificação de 39 alvos em estabelecimentos dentro de um imóvel comercial no Centro. A ofensiva contou com equipes coordenadas pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), com apoio do 27º Distrito Policial (DP) e do Departamento Técnico Operacional (DTO). Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, na manhã desta quarta-feira (07), em coletiva de imprensa, na sede da PCCE, no Cisp, em Fortaleza.

Durante a ofensiva no Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, a Polícia Civil dividiu a operação em duas fases, que ocorreram de maneira simultânea na região do entorno, em praças e vias públicas, e no interior de um centro comercial, local onde foram encontrados mais de 400 celulares novos e usados oriundos de roubos e furtos, além de quatro máquinas adulteradoras de aparelhos celulares, diversas caixas de baterias, centenas de telas de celulares e uma quantia em dinheiro. Os aparelhos usados serão periciados e posteriormente restituídos a seus proprietários após comunicação da PCCE. Na operação no Centro, nove homens e mulheres, com idades entre 25 e 40 anos, foram conduzidos para as unidades do 27º DP e 5º DP. Todos responderão a procedimentos policiais.

O terceiro momento da operação ocorreu no bairro Bonsucesso (AIS 6) de Fortaleza também nessa terça-feira (06). Um homem, de 32 anos, foi conduzido ao 19º DP. Ele também responderá a procedimentos policiais. Em um imóvel na região foi localizado diversos eletrônicos, pen drives, uma pistola .40 e munições.

Todos os materiais apreendidos na Operação Táurida foram conduzidos ao 27º DP, unidade da Polícia Civil que continuará à frente das investigações para identificar e localizar outros suspeitos de ações criminosas do grupo criminoso investigado pela PCCE.

Além disso, como parte do esforço do Governo do Ceará no combate a grupos criminosos, a população contará em breve com o lançamento de uma ferramenta tecnológica para auxiliar na recuperação de aparelhos celulares roubados e furtados no Estado.

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As denúncias podem ser feitas ainda pelo número (85) 3101-5663, do 27º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.